Na última terça-feira, depois de muito trabalhar em frente ao computador respondendo emails e perguntas dos leitores, eu precisava de uma espairecida e de inspiração para escrever novos artigos. Resolvi então ir ao Marais, meu quartier preferido em Paris, para conhecer e descobrir novos lugares.

Comecei o passeio pelo Alto Marais onde foi recentemente inaugurado o Carreau du Temple. Um espaço multiuso que serve basicamente aos moradores da cidade mas não só.

IMG_4263

O Carreau du Temple

À medida em que eu andava pelo bairro, ia tendo encontros surpreendentes e inebriantes: uma lojinha especializada na fabricação de troféus, prêmios e medalhas; uma rua curtinha cheia de galerias de arte; John Galliano sentado no terraço de um bar de sucos; uma loja com delicados objetos de design feitos de papel; uma outra de camisas antigas de rugby; bandos de asiáticos avant-garde; o gramado do Institut Suédois e a esquina do La Perle; casais, casais jovens, casais velhos, casais hetero, casais gay, casais jovens hetero, casais velhos gay e, fechando a tarde, a Fernanda Hinke (idelizadora dos tours de bike do Meia Noite em Paris) que passa de bicicleta e me grita. Nesse momento me senti totalmente em casa. Meu espírito e meu coração se encheram de uma felicidade e de uma satisfação indescritíveis.

IMG_4518

O jardim do Institut Suédois

Os radicais dizem que o Marais acabou, que não é mais vanguarda, nem mais jovem, que só tem turistas e lojas de grandes marcas sem personalidade. Tudo mentira. O Marais continua pulsando e atraindo gente de todos os tipos. Continua sendo relevante e continua sendo referência.

IMG_4533

Ruazinha do Marais

Terminei o passeio no Baixo Marais, na loja de lembrancinhas da Prefeitura de Paris, Paris Rendez-vous. Um espaço que serve basicamente ao turista mas não só. Fui lá para conhecer e para comprar uma das velas perfumadas dos mais famosos quartiers de Paris. Depois de sentir o cheiro de todas as opções, acabei comprando a de Saint-Germain, uma das regiões de Paris que menos gosto e da qual tenho birra. Achei que foi um sinal para que eu revisse meus conceitos.

Conheça os apartamentos para alugar no Marais da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.