por Rodrigo Lavalle

O Museu da Moda da Cidade de Paris, informalmente conhecido como Palais Galliera, não é um museu típico. Devido a fragilidade do seu acervo, que não pode ficar exposto à luminosidade por extensos períodos de tempo, o museu só apresenta exposições temporárias. Entre cada uma delas ele permanece fechado ao público.

annees50_galliera-6661_0

Exposição “Les Années 50”

 

A exposição atualmente em cartaz chamada ‘Les Années 50’ foca na moda feita na França no período de 1947 a 1957. Época fértil e emblemática da moda francesa na qual Christian Dior criou o ‘New Look’ (roupas acinturadíssimas com saias rodadíssimas), Balenciaga (na verdade espanhol) foi coroado gênio, Yves Saint Laurent surgiu e a alta-costura renasceu e se estabeleceu como a grande arte usável made in France.

Dentre os quase 100 modelos expostos estão criações dos estilistas acima citados e muitos outros: Chanel, Schiaparelli, Jacques Fath (a velha guarda) e os novatos Pierre Balmain, Jacques Griffe, Hubert de Givenchy e Pierre Cardin. Até criadores há muito esquecidos como Jean Dessès, Madeleine Vramant, Lola Prusac estão representados na exibição.

Complementando todo esse glamour, é nos jardins bucólicos do Palais Galliera que acontece o piquenique do nosso passeio diurno de bike (reservas aqui).

DSCF0860

O Palais Galliera

 

Palais Galliera, 10 avenue Pierre 1° de Serbie, 75116 Paris. Metrô linha 9, estação Iéna. Período: de 12 de julho até 02 de nomvembro de 2014. Funcionamento: terça a domingo, das 10:00 às 18:00. Preços: 8€ (adultos), 4€ (de 14 a 18 anos), gratuito (menores de 14 anos).