Para nossa série de artigos denominados Conexão Paris/Nova Iorque, publicamos o segundo artigo da Claudia, um bonito circuito para aqueles que já conhecem a cidade e procuram algo fora dos roteiros mais conhecidos.

Fort Tryon Park

Fort Tryon Park

Por Claudia Gonçalves de Souza

Depois de sugerir um passeio ao sul da ilha, decidi nesta matéria leva-lo ao extremo norte de Manhattan, ao Fort Tryon Park, um projeto maravilhoso dos Irmãos Olmsted responsáveis também pelo Central Park de Manhattan e pelo Propect Park do Brooklyn.

Este parque foi financiado por John D. Rockfeller e doado à cidade em 1931. Este passeio é um dos meus favoritos. Quando chegamos ao Fort Tryon  esquecemos onde estamos e vivemos grande momento de evasão nos sentindo na idade média.

Museu The Cloisters

Museu The Cloisters

Além da beleza do parque, o Fort Tryon possui outro atrativo de peso, um anexo do Metropolitan Museun of Art chamado The Cloisters.

A história do Cloisters é interessante. Rockefeller, no início dos anos 1930, comprou a coleção de arte medieval do escultor George Gray Barnard e a doou ao Metropolitan que construiu esta extensão para a doação.

The Cloisters

The Cloisters

The Cloisters é na realidade uma construção que mistura edifícios medievais autênticos e edifícios copiados da arquitetura medieval. Na época, os americanos compraram castelos e monumentos europeus medievais e os levaram para o Estados Unidos. The Cloisters é uma montagem, pedra por pedra, dos monumentos originais misturados à construções que imitam o estilo. Imaginem que no The Cloisters encontramos vestígios até da Catedral Notre Dame de Rouen.

Barnard,escultor americano cujas obras podem ser vistas na ala americana do Metropolitan Museum, viajou pela França no inicio do século 20 para adquirir esculturas e elementos arquitetônicos medievais de monastérios franceses. A sua coleção está exposta cronologicamente no The Cloisters e a Sala das Tapeçarias é, sem dúvida alguma, o ponto alto do conjunto.

Os jardins do The Cloisters

Os jardins do The Cloisters

Entrar no The Cloisters é viver um retorno ao passado medieval europeu. Incrível viagem. Preste atenção nos jardins do The Cloisters cujo paisagismo é baseado em informações achadas em textos medievais. Ele possui mais de 250 plantas que eram cultivadas na Idade Média.

Fort Tryon Park

Fort Tryon Park

Após a visita do The Cloisters, sugiro que ande pelo parque. A vista panorâmica que temos do rio Hudson já valeria o passeio.

E, fato extraordinário, Rockefeller apoiou o Palisades State Park, em frente do Fort Tryon, do outro lado do rio Hudson no estado de New Jersey, para que o The Cloisters nunca perdesse esta vista maravilhosa.

Como chegar:

. de carro: Henry Hudson Parkway North até a primeira saída depois da ponte George Wahington ( Fort Tryon Park)

. de ônibus número M4 Fort Tryon/The Cloisters até a última parada. Em NY os ônibus andam devagar e temos tempo para apreciar paisagens e pessoas. Mas o trajeto é longo. No sábado, dia de menos trânsito, levamos 1h45 até o Fort Tryon.

. no site do museu temos uma ferramenta que indica o melhor caminho a partir do seu endereço. Clique aqui.

E o museu possui um café onde podemos descansar e tomar algo.

Red Rooster Harlem

Red Rooster Harlem

Na volta deste passeio pelo Fort Tryon e The Cloisters, gosto de parar no Harlem para um lanche ou um brunch. Um dos meus favoritos é o Red Rooster, na 310 Lenox avenue entre a 125 e 126 streets. A Lenox hoje é chamada de Malcolm X também.

Aliás, vale conferir o Red Rooster em qualquer dia e qualquer hora nem que seja para umas cervejas. O bar e super agradável e a decoração de muito bom gosto. E anote, temos Gospel Music no Brunch e Jazz no happy hour. O brunch de sábado e domingo é concorrido, principalmente durante o verão. As reservas não são aceitas e a solução é chegar e colocar o nome na lista de espera. Aberto 7 dias por semana. Brunch sábados e domingos das 10h até 15 horas. Aberto para jantar de 17h até 22.30h.

Fort Tryon Park, 99 Margaret Corbin Drive, New York NY 10040. Aberto 7 dias por semana. De março a outubro das 10h até 17.15h e de novembro até fevereiro das 10 até 16.45h.

www.metmuseum.org/cloisters

Que tal uma escala Paris/NY? Veja aqui as melhores ofertas da Air France.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.