Gostaria de apresentar para vocês uma amiga de longa data. Claudia é mineira, norte americana e novaiorquina. Um dia, conversa vai conversa vem, entre duas taças de champagne, peguntei para a Claudia se ela não queria escrever artigos sobre New York. Sobre a sua Nova Iorque. Este é o primeiro deles.

Por Claudia Gonçalves de Souza

Há mais de trinta anos moro em Nova Iorque, cidade que para mim é um resumo do mundo. Foi andando de norte ao sul e de leste a oeste que conheci todos seus quarteirões, restaurantes, bares, cafés, seus parques, museus, suas curiosidades e sua diversidade.

Nova Iorque é o paraíso para quem gosta de caminhar e esta é a melhor maneira de se conhecer esta metrópole quase toda ela plana.

O verão e o outono são as melhores épocas para longos passeios e como acabamos de entrar no verão novaiorquino, inauguro uma Conexão Paris/Nova Iorque dois dos meus circuitos preferidos nesta cidade.

A ilha de Manhattan está cercada pelo Rio Hudson e pelo Rio Leste. Ao norte temos o Bronx e à sudeste o Brooklyn.

Ponte do Brookling

Ponte do Brooklyn

. Um passeio maravilhoso é atravessar a ponte do Brooklyn. Eu sempre faço ida e volta para aproveitar o máximo o panorama.

Subway

Subway

Eu pego a linha verde número 6 do subway na rua 59, na Bloomingdales Statin, e desço na estação Brooklyn Bridge, em frente ao City Hall, a prefeitura.

a

Bela arquitetura

Antes de atravessar a ponte Brooklyn Bridge eu admiro, mais uma vez, o belo parque e os prédios majestosos desta área. Às vezes faço uma pequena pausa no parque, um agradável momento de descanso antes da caminhada.

Ponte Brooklyn

Ponte Brooklyn

A travessia da ponte, ida e volta, dura uma hora. Ao chegarmos no meio da ponte, a vista que temos da baia de New York é maravilhosa. De lá vê-se a Estátua da Liberdade e todos os prédios de Downtown. E, olhando para o norte, temos o espetáculo da ilha de Manhattan e todos os seus skyscrapers.

Tribeca

Tribeca.Foto:sarahrunsthecity

. Meu segundo passeio preferido é caminhar por TriBeCa. Este bairro residencial é cheio de lojas interessantes, cafés e restaurantes gostosos. Pegue o subway numero 1 ( linha vermelha) em Columbus Circle Station, rua 59 com Central Park West, e desça na estacão de Franklin Street.

Até os anos 1970, o sul de Manhattan era desvalorizado e ocupado pelas docas, atividades porturárias e armazéns. Nesta época,Tribeca era o bairro dos artistas e seus ateliers. Aí eles encontravam grandes espaços para morar e trabalhar e aluguéis baratos.

Tribeca Film Festival

Tribeca Film Festival

Com o crescimento da década de 80 e graças à administração dos prefeitos Giuliani e Bloomberg Nova Iorque se transformou e Tribeca, hoje, é uma região caríssima e seus lofts viraram apartamentos luxuosos.

O Tribeca Film Festival de Roberto DeNiro contribuiu também para a mudança do bairro e deu à ele a característica que hoje tem.

As ruas principais de Tribeca são: Greenwich, Hudson, West Broadway, Franklin, Jay, Harrison e Duane street. Ande por elas devagar apreciando a arquitetura, as lojas, os café e os restaurantes. Esta parte de Manhattan é mais estreita e um zig zag pelos quarteirões é possível. Tribeca não é grande e pode ser percorrida em duas horas.

Dover

Dover Street Market

Alguns pontos de interesse que valem ser conferidos:

 . A Dover Street Market filial da loja de Londres. Multimarcas de 7 andares criada por Kawakubo da Comme des Garçons, 160 Lexington Ave.

. A loja do estilista Issey Miyake, 119 Hudson street

. A Shoofly loja deroupas para crianças,  42 Hudson street.

. O Tribeca Grill de Robert DeNiro,  375 Greenwich St.

. A  Working Class uma loja de decoracão super contemporânea,168 Duane street.

. O brushstroke um restaurante franco japonês do chef David Bouley em associação com o Tsuji Culinary Institute, 30 Hudson street

. O Upstairs, 135 W.Broadway.

The Odeon

The Odeon

. O The Odeon, o restaurante mais antigo da região, uma brasserie com precos normais,145 West Broadway. 

. Boulay, grande restaurante, super conhecido. Preços caros à noite, mas com menu fixo no almoço por 55 dólares por pessoa. Blazer obrigatório. 163 Duane street

. Kaffe, onde eu adoro tomar café. Gosto também da sua estilosa decoracao de carneirinhos esculpidos na madeira, 401 Greenwich  entre as ruas Warren e Chambers.

. Le Pain Quotidien, ótimo lugar para um lanche rápido e uma parada para usar o banheiro. 81 West Broadway.

Quando posso passar um dia inteiro passeando, faço os dois roteiros acima. Começa por TriBeCa, desço até a prefeitura de NY, City Hall, descanso no parque e em seguida atravesso a ponte do Brooklyn.

Uma dica para caminhantes de longa distancia: NY tem poucos banheiros públicos. A melhor opção é parar num café, tomar alguma coisa e usar os banheiros.

Que tal uma escala Paris/NY? Veja aqui as melhores ofertas da Air France.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.