SPORTS, portrait d’une métropole : Paris… par Pavillon-Arsenal

Excelente vídeo sobre os esportes urbanos em Paris, sobre a maneira como os jovens se apoderam do espaço e o transformam em área de jogo e diversão.

Se prestarem atenção, o fenômeno não é recente. Estão intercalados trechos de filmes antigos, muitos deles arquivados no Institut National de l’Audiovisuel, e imagens de esportes recentes.

Antes das grandes manifestações esportivas mundiais e parisienses, Esportes, retrato de uma metrópole mostra a relação entre esportes e cidade, entre arquitetura e jogo, entre história urbana e novas praticas do espaço público.

Esportes é uma exposição do Pavillon de l’Arsenal em Paris. Ao longo do Sena, nos tetos dos imóveis, aos pés da torre Eiffel, na esplanada do La Defense, nos cafés e nas praças públicas, de bicicleta ou de roller, durante o trabalho ou nos fins de semana, os parisienses gastam suas energias pelo prazer do esforço físico e pelo prazer da convivialidade. Vejam o vídeo acima, vale a pena.

O discreto Pavillon de l’Arsenal é um centro de urbanismo e de arquitetura. Ele explora Paris, seus usos e costumes, para melhor entendê-la. Esta exposição tem por objetivo afirmar o esporte como fenômeno urbano.

Site do Pavillon de l’Arsenal.