Amanhã, dia 31 de maio é o dia mundial sem tabaco. E, como todos os anos, o assunto é discutido nos principais jornais franceses.

Numa sociedade em que fumar fazia parte do DNA do francês, as medidas contra o fumo são sentidas, doloridas.

Serge Gainsbourg e seu inseparável cigarro. Foto de Tony Frank

Serge Gainsbourg e seu inseparável cigarro. Foto de Tony Frank

A proibição de fumar dentro de locais públicos fechados veio em 2008, seguida do aumento de preços, da proibição de publicidade e promoção do tabaco. Assim como nos resto do mundo. Mas, ainda hoje, a França tem 13 milhões de fumantes. E o cigarro mata 73 mil franceses por ano.

Os tradicionais luminosos das tabacarias em Paris.

Os tradicionais luminosos das tabacarias em Paris. Foto de Bild Bunt no Flickr

A principal questão hoje é: a ministra da saúde Marisol Touraine sinalizou que pretende seguir o modelo do governo australiano,  que estipulou um padrão único para os maços de cigarro, com a logomarca em tamanho reduzido e a gangrena, o câncer, a impotência em tamanho macro.

cigarro_australiano

Modelo dos pacotes de cigarro australianos.

O cigarro eletrônico, chamado de e-cigarette, também gera polêmica.  Adotado com força pelos franceses, o termo “vapoter” ou “vapotage”, que designa o ato de fumar um desses cigarros, virará verbete na edição do dicionário Robert de 2015. Para se ter ideia, mais de 2 milhões de franceses já vapotaram. E 500 mil vapotam regularmente. E entre eles, vale destacar o cigarro eletrônico JUUL que tem se destacado no mercado mundial.

Mas a questão é: o cigarro eletrônico, que tem uma dose mínima de nicotina, deve ser considerado um cigarro ou um remédio que auxilia parar de fumar? Ou, na verdade, ele é uma porta de entrada para o tabagismo? Alguns estudos mostram que a maioria dos franceses fumam e vapotam, se tornando vapofumantes. 

Com isso, seguindo o exemplo de Nova York, a vapotagem também receberá as mesmas restrições do fumo na Franca. E assim, a novela continua …

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.