Por Karen Goldman, chef responsável pelos roteiros gastronômicos do Minha Viagem Paris.

Várias receitas francesas levam farinha de amêndoas. Na França esta farinha é um ingrediente bem acessível, mas eu sei que no Brasil ela é cara. Me perguntam, sempre, se podemos substituí-la por farinha normal ou de rosca. Eu não recomendo a substituição. A farinha de amêndoa traz uma umidade e um sabor incomparável às receitas.

A solução que sugiro é fazer em casa a sua própria farinha de amêndoas. A receita é simples e você pode conservá-la em um pote bem fechado ou num saco a vácuo por meses.

Anote aí.

Farinha de amêndoas

Farinha de amêndoas

Farinha de Amêndoas Caseira

500 g de amêndoas inteiras, wok ou frigideira grande, panela, peneira, processador ou liquidificador.

Encha uma panela de água e leve para ferver. Ferveu, jogue as amêndoas inteiras e deixe por 2 a 3 minutos na água fervente. Escorra.

Descasque as amêndoas. Para isso, basta pressioná-las entre o polegar o indicador. A casca sairá  facilmente.

Em um wok (ou frigideira grande) antiaderente seque as amêndoas em fogo baixo por dez minutos. Elas estarão boas quando começarem a crepitar, sem coloração.

Coloque-as no processador (liquidificador) e bata até obter um pó fino.

Volte este pó para wok para terminar de secar a farinha.

Por fim coloque em um recipiente livre de umidade. Deixe esfriar completamente e tampe.

Uma vez que você tem a sua farinha de amêndoas para usar a vontade, chegou a hora de eu te dar a receita do financier, deliciosa patisserie clássica francesa.

Financier

Financier

Financier de Amêndoa

Ingredientes:

  • 170g de manteiga,
  • 120g de farinha de amêndoas,
  • 4 claras,
  • 45g de farinha de trigo,
  • 140g de açúcar,
  • 1 colher de chá de essência de baunilha ou 1 sachê de açúcar de baunilha.

Misture a farinha de amêndoas, a farinha de trigo, a baunilha e o açúcar. Bata as claras em neve e delicadamente e, em seguida, adicione aos ingredientes secos.

Derreta a manteiga e a acrescente à mistura com uma colher de pau. Se você tiver tempo, deixe a massa descansar na geladeira 24 horas, o resultado será melhor, o financier crescerá mais.

Coloque a mistura nas formas e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 15 minutos. Retire do forno quando estiverem levemente dourados por cima.

Acima a receita de base, mas você pode acrescentar nela o que desejar: chocolate, geléias de framboesa ou morango, pistache, frutas secas…

Se você não tiver formas retangulares pode usar formas de muffin ou mini bolinhos, sem prejuízo nenhum. Esta receita fácil é uma ótima opção para um café/chá da tarde.

Clique aqui e conheça os tours gastronômicos em Paris propostos pelo Minha Viagem Paris.