Alexandre Staut é jornalista, escritor, cozinheiro nas horas vagas e leitor do Conexão Paris. Nasceu em Pinhal (SP), em 1973, e morou alguns anos na França. É autor dos romances Jazz Band na Sala da Gente (2010); Um Lugar Para se Perder (2012) e Autorretrato na Biblioteca (inédito). Tem contos publicados na França e em Moçambique.

Esse ano, ele é convidado da primeira edição da Primavera Literária Brasileira. Staut nos ofereceu escrever um texto sobre o evento. Achamos a ideia ótima.  Aí está:

Por Alexandre Staut

Assim que recebi o convite para participar da primeira edição do “Printemps Littéraire Brésilien”, que acontece entre 18 a 26 de Março, em Paris, pensei na responsabilidade de falar sobre literatura na terra de alguns dos meus ídolos: Patrick Modiano, Virginie Despentes, Anne F. Garréta, Michel Houellebecq, Yann Moix, citando apenas nomes de autores em plena produção.

PRINTEMPS

Não somente estes, mas escritores de toda a tradição literária francesa, desde a Idade Média, sempre estão presentes em tudo o que escrevo. A cada livro, é como se invocasse um pouco seus universos. Desde o meu primeiro romance, “Jazz band na sala da gente” (2010) é assim. Aliás, esse livro começou a ser escrito na França, em Arromanches-les-Bains, na Normandie – onde morei, na década passada. Numa tarde chuvosa, do alto de uma falésia, ao observar bunkers da Segunda Guerra, ao longo da costa, comecei a inventar um passado fictício para o meu avô, um músico judeu-alemão que criou seus filhos numa cidadezinha do interior do Brasil.

É sobre isso que quero falar nesta primavera literária brasileira em Paris. Contar um pouco da minha inspiração, que passa pela França, sem sobra de dúvida.

Quero também ouvir o público do evento, os alunos da Sorbonne que estudam literatura lusófona, tentar saber um pouco mais da produção desses universitários.

Criado por Leonardo Tonus, professor de Études Lusophones da Sorbonne, o evento conta com debates, conferências, projeção de filmes, em que fui escalado a participar ao lado de Ana Martins Marques, Cristóvão Tezza, Guiomar de Grammont, Julián Fuks, Luize Valente, Marcelino Freire, Michel Laub, Newton Moreno, Susana Fuentes e Tercia Montenegro. Cada um traz os seus questionamentos, seus desassossegos, para, juntos, pensarmos na Literatura Brasileira de hoje.

Além dos encontros em unidades da Sorbonne, iremos participar de mesas no estande do Brasil, no Salon du Livre de Paris. São bate-papos mediados por Tonus, entusiasta da produção nacional contemporânea e um dos responsáveis por levar nossos nomes para as prateleiras das livrarias francesas, atualmente.

“Escrever o cotidiano” será o tema de Michel Laub, Ana Martins Marques e Tércia Montenegro. Na companhia de Julián Fuks e Luize Valente, falo sobre “Deslocamentos contemporâneos”. “Olhares Femininos” será o tema abordado por Guiomar de Grammont e Susana Fuentes e assim por diante.

No salão do livro, que acontece no Pavilhão 1, da Porta de Versalhes, haverá também uma feira em que as Editions Anacaona, Editions Métailié e Librairie Portugaise & Brésilienne mostram autores brasileiros traduzidos para o francês. Ótima dica de passeio aos que pretendem saber um pouco mais da literatura do Brasil de hoje, além de espécie de termômetro sobre a recepção dessa produção nacional no país de Voltaire, Balzac e Proust.

 Printemps Littéraire Brésilien

Université Paris-Sorbonne

Centre universitaire Clignancourt – Amphi Mayeur

2, rue Francis de Croisset – 75018 Paris

Métro : Porte de Clignancourt

Salon du Livre de Paris – Stand du Brésil : P55

Paris Porte de Versailles (Pavillon 1) – Boulevard Victor – 75015 Paris

Métro : Porte de Versailles

A programação completa dos eventos está no blog da Sorbonne

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris