Com o sucesso estrondoso de seu livro “Mulheres Francesas Não Engordam” (no original “French Women Don’t Get Fat”) em 2004, a escritora francesa Mireille Guiliano deu início a uma avalanche de publicações que partem da mesma premissa. Livros como “Crianças francesas não fazem manha” (“French Children Don’t Throw Food” de Pamela Druckerman) e “Mulheres francesas não dormem sozinhas” (“French Women Don’t Sleep Alone” de Jamie Callan) usam os franceses como os exemplos máximos de sabedoria e savoir-faire em várias áreas da vida. Peso muito grande nas costas dos franceses e golpe baixo na autoestima dos não franceses.

guiliano

A mais recente contribuição a essa coleção de livros de auto-ajuda é o “French Women Don’t Get Facelifts: The Secrets of Style and Attitude” (algo como “Mulheres Francesas Não Fazem Plástica: Os Segredos de Estilo e Atitude) de autoria da própria Mireille Guiliano.

No livro, ela diz, entre outras coisas, que na França envelhecer é aceito de forma mais natural que em outros países e que as mulheres francesas não se martirizam tanto por estarem ficando velhas, sendo desejadas e admiradas mesmo depois dos 50 anos.

guilano-book

Muitas críticas feitas ao livro acusam a autora de generalizar demais (as francesas não são todas iguais e quando a autora diz “francesas” ela quer dizer “parisienses”), de se contradizer (em um momento diz para as mulheres não tomarem vitaminas e logo depois escreve que a vitamina D é essencial), de dizer o óbvio (comer de tudo porém moderadamente, sempre lavar o rosto e usar cremes hidratantes) e até mesmo de mentir (na verdade as francesas fazem mais plásticas que as inglesas, espanholas e alemãs).

No final das contas, o que talvez Mireille e todos esses autores queiram dizer é que os franceses têm uma relação mais natural e menos obcecada (ou culpada) com o corpo, o envelhecimento, a comida, a criação dos filhos, o trabalho, etc. E resta a nós, não franceses, sabermos o que aproveitar e o que rejeitar dessa filosofia de vida, afinal, ninguém é perfeito e todos podem aprender e ensinar alguma coisa.


MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris