O Restaurant Day é um evento internacional que reuniu, em 2011, 45 retaurantes e 11 cidades e no penúltimo, em 2013, contou com a participação de 1383 restaurantes, 190 cidades e 31 países.

Restaurant Day

Restaurant Day

A proposta é simples: reunir pessoas e incentivar espaços de vida comunitária através da troca de experiências culinárias. Qualquer pessoa pode abrir um restaurante, um café, um bar efêmero, – um dia de vida – seja na sua casa, no seu escritório, no parque, na esquina da sua rua.

Você conhece uma receita de bolo delicioso? Ou de uma sopa divina? Ou de uma especialidade regional? Inscreva-se no site do Restaurant Day, escolha onde vai funcionar seu restaurante/bar/café e pronto!

Restaurant Day-evento internacional

Restaurant Day-evento internacional

Restaurant Day se define como um carnaval culinário que se torna real através de milhares de pessoas que organizam e visitam os pontos gourmets efêmeros do mundo inteiro.

A idéia central é provocar reuniões alegres e trocas de experiências de vida.

Restaurant Day-restaurantes efêmeros

Restaurant Day-restaurantes efêmeros

O evento acontece quatro vezes por ano em vários países como Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, China, Colombia, Dinamarca, Inglaterra, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Japão, México, Moçambique, Polônia, Portugal, Russia, USA…

O último Restaurant Day foi dia 16 de feveiro 2014 e os próximos serão, 17 de maio, 17 de agosto e 15 de novembro 2014.

Se a proposta te interessa, veja a página Facebook do evento clicando aqui.

Estas propostas comunitárias são simpáticas e me agradam muito. Umas possuem vida curta, outras conseguem se implantar no contexto urbano, criam raizes e modificam as relações entre as pessoas. Estou pensando nos jantares comunitários parisienses organizados por vizinhos de um mesmo prédio ou nas festas organizadas por vizinhos de rua. Cada um chega com o que sabe fazer, com sua garrafa de vinho e a festa começa.

Cookening em Paris

Cookening em Paris

Nesta mesma linha Cookening.com reúne pessoas que gostam de cozinhar e pessoas que gostam de comer.

Cookening funciona da seguinte maneira:

. Pedro e Maria cozinham bem e gostariam de receber um grupo para uma refeição na casa deles. Pedro entra em contato com Cookening e apresenta sua proposta e o preço por pessoa. Um representante do site visita o casal e se tudo é aprovado eles  entram para a lista dos “chefs” Cookening.

. Clarisse gostaria de descobrir culturas diferentes e pessoas novas.  Ela entra no site Cookening e lê todas as propostas para a cidade onde se encontra. Ela escolhe a de Pedro e Maria e envia uma mensagem. Depois de trocas de emails e informações, Pedro e Maria podem ou não aceitar Clarisse.

. Se aceita, Clarisse paga online e recebe todas as informações sobre o jantar: endereço, horário e número de participantes.

Cookening na realidade é uma rede de pessoas que gostam de receber locais, expatriados ou turistas para uma refeição, um brunch ou um aperitivo. Na França, você encontra a rede Cookening em Paris,  Lyon e Toulouse. E também na Espanha, na Itália, em Amsterdam, em New York e em Londres.

Se gostou da proposta do Cookening clique aqui. O site é em francês e inglês.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.