Para os conhecedores, os nomes já evocam o lugar e sua configuração social. Para os leitores antenados, as informações contidas nas placas e no espaço urbano são preciosas.

bcbc3

bc1bc2

Fachada do imóvel de pedra talhada, ausência de tags e grafites, placa limpa e novinha: estamos em área nobre, frequentada por população menos jovem e de alta renda: Vendôme, o endereço dos joalheiros internacionais, Saint Honoré, a mais fashion de Paris, Place Charles de Gaulle e seus palacetes, place de la Concorde seu hotel palácio, seu club privado e suas embaixadas.

bc4bc7

bc5bc6

Fachada do imóvel em pedra talhada, algumas placas limpas e outras com tags e grafittes ou intervenções da arte urbana: estamos em bairro central herdeiro de belos imóveis de prestígio do passado, com população jovem, não conformista e com alto poder aquisitivo. O espaço urbano é suporte para interações e manifestações artísticas. Estamos  no Marais, rue des Rosiers, rue des Francs Bourgeois, de la Verrerie e na ilha Saint Louis.

bc8bc11

bc9bc10

Poucos prédios em pedra talhada, muros inteiros cobertos por grafites, placas de rua fora da padronização, estamos em bairros afastados do centro ou nas cidades na periferia de Paris. A população é mais heterogênea, o espaço urbano menos protegido. As fachadas dos prédios se transformam em suporte para várias formas de interação e manifestação. Aqui estamos em Saint Ouen, região do famoso Mercado das Pulgas, em Montmartre e na animada região Bastille/Oberkampf.

rua-paris(L)

E para finalizar, a foto que relativiza o texto acima. Nos contornos gerais o esquema é valido. Mas  áreas nobres possuem cantinhos menos nobres, bairros com população tradicional assistem à irrupções de inconformismo e vice versa.  Em pleno Saint Germain, na esquina Seine/Buci, esta manifestação da arte urbana teve vida longa, mas acabou sendo retirada.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris