Yves Saint Laurent e Lagerfeld

Yves Saint Laurent e Lagerfeld

Estou lendo o livro Beaufiful People – Saint Laurent, Lagerfeld : splendeurs et misères de la mode.

Mais do que um livro contando a vida e anedotas de personagens, a autora Alicia Drake traça o retrato de uma parte da sociedade francesa de 1954 até 1989. Quem é Alicia Drake? Jornalista tendo colaborado com Vogue britânica, International Herald Tribune e W Magazine. E escritora com longa experiência e conhecimento de Paris. Na descrição da vida dos principais protagonistas e suas cortes formadas por descendentes de nobres franceses, artistas internacionais, designers e milionários, Alicia coloca em cena as grandes transformações sociais e econômicas dos anos 1960 e mostra como a moda era fonte de inspiração para  o design, para as artes e a arquitetura.

E livro é excelente e por isso aguardava com  impaciência o filme Yves Saint Laurent de Jalil Lespert para continuar mergulhada na mesma época. O filme traça a vida de Saint Laurent, homem de uma força creativa extraordinária lutando contra forças destrutivas mais do que extraordinárias.

Gui

Gallienne/Bergé e Niney/Saint Laurent

Os dois grandes atores deste filme, Pierre Niney, que representa Saint Laurent, e Guillaume Gallienne, que vive o papel de Pierre Bergé companheiro de Saint Laurent e diretor da Maison Saint Laurent, são dois grandes atores do teatro francês contemporâneo.

Cena do filme

Cena do filme

A crítica varia do entusiasmo à decepção, mas todos reconhecem que Pierre Niney e Gallienne estão magistrais nos respectivos papeis. Gallienne mostra Bergé lidando com o carater autodestrutor de Saint Laurent, entre droga e álcool, provocações e crises de raiva. E Pierre Niney não representa o grande costureiro, ele é Yves Saint Laurent, sua fragilidade, sua obstinação e seus demônios. Além da semelhança física, Niney possui uma trajetória similar. Aos 21 anos Niney se tornou o mais jovem ator da Comédie Française, enquanto Saint Laurent na mesma idade se tornou diretor artístico de Dior. Aos 22 anos Niney foi nomeado para ganhar o prêmio César, enquanto que com a mesma idade Saint Laurent apresentou sua primeira coleção. Dois homens apressados.

O filme nos permite olhar pelo buraco da fechadura os endereços míticos do famoso casal: Bergé/Saint Laurent. O diretor obteve a autorização para filmar nas residências  que pertenceram à esta dupla. Primeiro, o apartamento onde viveram juntos em Paris, no número 5 da avenue Marceau; segundo, o atelier do estilista e, por último, a casa de Marrakech onde Saint Laurent buscava inspiração para suas coleções.

Pierre Bergé proibiu ao diretor de fazer cópias dos vestidos criados por Saint Laurent.  Em contrapartida, ele colocou à disposição de Jalil Lespert os originais, muitos deles com tecidos que não existem mais.

Tanto o livro de Alicia quanto o filme de Lespert são reconstituições de uma Paris que não existe mais.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.