Para as pessoas bem informadas, o inverno deixa de ser uma estação difícil para se tornar um período do ano esperado com ansiedade, com múltiplas opções de programas.

1 – Sem dúvida alguma, a grande atração do inverno é a neve e todos os seus esportes. Os franceses partem uma ou duas vezes durante o ano em direção às estações de inverno atraídos pelo esqui alpino, o snowboard, o esqui de fond e todos os esportes de inverno.

Courchevel

Courchevel

E a estação mais famosa francesa é exclusiva Courchevel, aberta do dia 9 de dezembro 2017 ao final de abril 2018. Ela é mundialmente conhecida pelas pistas de ski, a hotelaria e a gastronomia. Ou seja, mesmo os que não se aventuram pistas abaixo, adoram Courchevel. Estaremos lá esse final de semana, fiquem ligados no nosso Instagram/Stories.

Pistas de Courchevel

Pistas de Courchevel, foto de Peter Robinett no Flickr

Ao todo, são 150km de pistas para esqui (acho isso incrível!), a maior do mundo. Sendo 19 verdes, 35 azuis, 34 vermelhas e 8 pretas. Para os que não conhecem a linguagem das pistas, a verde é a mais fácil e a preta a mais radical.

Courchevel tem clientela composta por 57% de estrangeiros. São 21 hotéis 5 estrelas, sendo 2 palácios, e 8 hotéis 4 estrelas.

Restaurante do Pierre Gagnaire em Courchevel

Restaurante do Pierre Gagnaire em Courchevel

Tem ainda 68 restaurantes, dos quais 7 estrelados: o 1947 de Yannick Alléno, o Pierre Gagnaire pour Les Airelles, o Le Chabichou de Michel Rochedy, o Le Strato de Jean André Charial, o La Table du Kilimandjaro, o L’Azimut e o Le Kintessence.

Polo na neve

Polo na neve

De dezembro a março, Courchevel possui uma agenda cultural e esportiva animada. Tudo começa com festas natalinas e festas de comemoração do fim do ano; em janeiro tem a Copa do Mundo de Esqui Alpino e Torneio de Polo na neve; em fevereiro e março os famosos concursos pirotécnicos.

Aqueles que querem fugir da badalação de Courchevel escolhem L’Alpe d’Huez, famosa tanto no inverno quanto no verão por causa do Tour de France. Esta é a estação preferida das famílias.

E os esportistas adoram Avoriaz, uma estação totalmente sem carros. Lugar mítico com pistas de esqui de excelente qualidade e lugar preferido dos adeptos do snowboard.

Bistrô La Tupina em Bordeaux

Bistrô La Tupina em Bordeaux

2 – Inverno é a estação por excelência da gastronomia. Período do ano intimista no qual nos aconchegamos em ambientes aquecidos em torno de refeições e vinhos que estão entre os melhores do mundo. Aproveitamos para degustar os famosos queijos de inverno, entre eles o Salers, fabricado na Auvergne; o Brie frabricado na região de Meaux, pertinho de Paris; o Comté do Jura; e o meu preferido, o Vacherin Mont D’Or.

Momento ideal então para conhecer a culinária e o vinho de todas as regiões da França. Se você puder reservar os restaurantes dos grandes – e caros – chefs franceses, ótimo. Mas não precisamos limpar a conta bancária para comer bem.

Na Alsácia, pertinho de Estrasburgo, reserve o Le Bistrot des Saveurs (leia aqui).

Na Bourgogne, em Beaune, conheça o Loiseau des Vignes (veja aqui).

Na Côte d’Azur, em Nice, se delicie com o L’Aromate (clique aqui).

Em Bordeaux, reserve com antecedência o La Tupina (veja aqui).

Liquidação de inverno

Liquidação de inverno

3 – Não podemos deixar de citar outro grande evento desta época do ano. O evento que todos nós temos anotado nas nossas agendas: as liquidações de inverno na França. As roupas de inverno custam caro e reza a tradição francesa que elas devem ser usadas por várias gerações. Quer dizer, melhor comprar roupas de excelente qualidade.  Chegou o momento de comprar bons casacos de lã, belas capas e cachecóis, botas elegantes, luvas que vão durar anos a fio. Anotem logo: a liquidação começa dia 10 de janeiro 2017 até 20 de fevereiro 2018.

4 – E para terminar, inverno na França é sinônimo de festas, ruas com guirlandas, luzes e brilhos, mercados de Natal. Sinônimo de lojas decoradas com luxo e pompa, com suas vitrinas natalinas, verdadeiras obras de arte que nos emocionam. Clique aqui e aqui e leia nossos artigos sobre os mercados de Natal e as pistas de patinação em Paris.

O inverno é um momento que nos proporciona prazeres e emoções únicas.


Bolas de Natal em Cristal da AlsáciaAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris