Por Karen Goldman, chef brasileira residente em Paris. Karen criou, para os nossos leitores, um delicioso Roteiro Gastronômico.

Aviso aos loucos por chocolate: Alain Ducasse, um dos maiores chefs do mundo, abriu uma fábrica de chocolate no coração de Paris. E na inauguração da loja ofereceu três receitas para seus convidados. Eu não tive a sorte de ser uma das convidadas, ele não me conhece ainda. Fui lá na semana seguinte e as receitas estavam impressas para quem quisesse pegar.

Passo para vocês. Vale lembrar que, das três, eu até agora eu só testei duas: os potinhos e a mousse de chocolate. Elas são sim, de comer de joelhos.

Receitas com Chocolate chef Alain Ducasse Chocolate

Creme de chocolate

Creme de chocolate

Potinhos creme de chocolate

Prepare um creme inglês: bata 6 gemas com 50g de açúcar. Junte 500ml de leite morno, mexa e leve para cozinhar em fogo brando, mexendo sempre até obter uma textura cremosa. Passe este creme por uma peneira e adicione diretamente 250g de chocolate 75% cacao, misturado com 50g de chocolate ao leite. Leve a geladeira por no mínimo 3 horas. Decore com frutas vermelhas, amêndoas carameladas, paçoca e o que mais você quiser, o céu é o limite! E o segredo aqui é a qualidade do chocolate.

Mousse de chocolate

Mousse de chocolate

Mousse de chocolate

Em banho-maria, derreta 190g de chocolate 75% cacau e junte 95g de manteiga. Quando a mistura estiver homogênea, junte 2 gemas passadas na peneira (essa dica é minha, não do Alain, sabedoria brasileira). Separado, bata 7 claras de ovo e depois de montadas junte 45g de açúcar. Bata mais um pouco até obter um merengue firme. Misture delicadamente as duas preparações sem mexer muito forte para não perder o ar das claras de neve. Coloque toda a mousse em pote grande e leve para a geladeira por no mínimo 2h. A mousse fica ainda melhor no dia seguinte. E novamente reforço a importância da qualidade do chocolate.

Chocolate quente

Chocolate quente

Chocolate Quente

Este chocolate é servido no Hotel Plaza Athénée.

Ferva 40ml de água, acrescente 500g de chocolate 75% cacao, mexa até obter um creme liso. Em banho-maria, fogo bem baixo, aqueça o leite. Divida o creme de chocolate em 4 ou 5 xicaras e jogo o leite por cima.

Le Chocolat Alain Ducasse: 40 rue de la Roquette, 75011 Paris.

Se quiser entrar em contato com a Karen o email é: karen@conexaoparis.com.br

Leia mais sobre Karen Goldman clicando aqui.

Karen possui um excelente blog que se chama Eu Como Sim.