Instituto Mona Bismarck nas margens do Sena

Centro Americano Mona Bismarck nas margens do Sena

por Rodrigo Lavalle

O Centro Americano Mona Bismarck para arte e cultura apresenta até o dia 22 de setembro a exposição ‘Little Black Dress’ (em uma tradução livre ‘Pretinho Básico’).

Situado no 16° arrondissement de Paris, ao lado do Palais de Tokyo e do Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris, o Centro Americano ocupa a antiga residência da socialite Mona Bismarck.

Mona Bismarck

Mona Bismarck

Mona foi considerada em 1933 a mulher mais bem vestida do mundo, sendo a primeira norte-americana a receber tal título. Ao longo de sua vida ela foi fotografada por Cecil Beaton, pintada por Salvador Dali e citada em uma canção de Cole Porter. Diz a lenda que, quando o estilista espanhol radicado em Paris Cristóbal Balenciaga fechou seu ateliê em 1968, Mona não saiu do quarto por 3 dias. Luto de socialite… Com sua morte em 1983, seu palacete e a maior parte de seu dinheiro foram doados para a criação do Centro que leva o seu nome. Seu principal objetivo é o fomento da amizade EUA/França através da arte e da cultura.

Exposição Pretinho Básico

Exposição Pretinho Básico

A exposição compreende aproximadamente 50 vestidos pretos. A maior parte criada por estilistas norte-americanos nos últimos 10 anos. O exemplar mais antigo é um Fortuny de 1907 que, apesar de ter mais de 100 anos de idade, parece super atual.

Cemisier usado por Marc Jacobs

Chemisier usado por Marc Jacobs

Outro destaque é o vestido-chemisier de renda usado pelo estilista Marc Jacobs no tradicional baile de gala do Metropolitan Museum de Nova York. Um dos looks mais feios que já vi na vida. O interessante da exposição é observar as diferentes técnicas e artifícios usados pelos estilistas para deixar o vestido preto sempre relevante.

Até o início do século XX, o ‘vestido preto’ era reservado aos momentos de luto. Foi só nos anos 20, através de estilistas como Coco Chanel, que ele passou a fazer parte do guarda-roupa do dia a dia sendo elevado à categoria de chique. Atualmente é considerado a peça coringa para quem quer estar rapidamente bem vestida e elegante.

‘Little Black Dress’ – até 22 de setembro

Mona Bismarck American Center for art & culture: 34 avenue de New York, 75116. Metrô linha 9, estação Iéna.