Por Fernanda Hinke

Paris by bike é uma ótima maneira de conhecer a cidade. Além de ganhar tempo de locomoção você descobre os pequenos segredos parisienses, invisíveis para quem anda de metro. De quebra você entende melhor como a cidade funciona.

Marais: no fundo o Centre Pompidou

Marais: no fundo o Centre Pompidou

Os itinerários passam por vários bairros e pontos de Paris, mas o meu favorito é um roteiro alternativo que associa visita da cidade e street art.  O roteiro começa em uma pracinha próxima ao boulevard Richard Lenoir onde encontramos obras de street-art altamente sofisticadas.

Salvador Dali de

Salvador Dali de Jeff Aerosol

Em seguida atravessamos o trendy bairro Marais até chegar ao museu Centre Pompidou onde está a famosa e enorme pintura de Salvador Dalí feita pelo street-artist francês Jeff Aerosol.

Canal Saint Martin

Canal Saint Martin

No retorno do Centro de Pompidou, passamos pela Place dos Voges, considerada uma das mais bonitas da cidade, cruzamos a Praça de Republique que foi totalmente reformada e seguimos até o famoso Canal Saint Martin.

Este Canal tem um charme todo especial, sobretudo aos domingos quando muitos restaurantes oferecem deliciosos brunches com cadeiras nas calçadas. Vamos margear o Canal até chegar ao Point Ephémère, outro lugar alternativo de Paris, bar e ponto de encontro dos jovens do bairro.

Um dos cafés frequentados por Edith Piaff

Um dos cafés frequentados por Édith Piaff

O próximo passo é cruzar todo o Boulevard de Belleville. Passaremos em frente a sede comunista do partido francês, projeto do nosso famoso arquiteto Oscar Niemeyer, e chegaremos então na “meca” do grafite e street-art em Paris, a rua Denoyez, onde está também situado o café favorito da cantora Edith Piaf.

M.U.R.

M.U.R.

Este tour se encerra na Rua Oberkampf em frente ao Le M.U.R. (que significa muro em português), uma importante associação que promove a arte urbana na cidade. Le M.U.R. convida um artista a cada quinze dias para uma performance de street-art.

No dia 22 de agosto o grafiteiro paulista Zezão fará a sua performance e se você estiver em Paris não deixe de assistir.  E em breve traremos mais informações sobre esta intervenção.

Clique aqui e acesse o site Meia Noite em Paris, criado pela Fernanda Hinke, onde você encontra passeios de bike e de arte urbana por Paris.