Paris obtém o 14° lugar na classificação mundial das cidades pro-bicicletas.

Os dados foram publicados pela empresa dinamarquesa Copenhagenize especializada na prática da bicicleta urbana.

Com o programa Vélib, os corredores de ônibus abertos aos ciclistas, as zonas 30km/h onde os ciclistas andam no sentido contrário Paris ficou em 14° entre 150 cidades.

A capital está longe das vencedoras, Amsterdam-Copenhague-Utrecht, longe da suas rivais francesas Bordeaux e Nantes, atrás de Berlin e Munich mas diante de Londres e New York e faz parte das top 20.

E, comentário à parte,  Rio de Janeiro se classificou em 12° lugar!

Os especialistas  são elogiosos sobre Paris,  cidade apresentada como exemplo a ser seguido. Sem tradição no uso da bicicleta como meio de transporte, Paris conseguiu em poucos anos introduzir o programa Vélib e criar quase 700km de ciclovias em 10 anos.

A prefeitura tem ainda muito trabalho pela frente: aumentar a segurança, criar novas vias e convencer os parisienses que a bicicleta é realmente um meio de transporte. Atualmente somente 3% dos habitantes adotam as bikes.

O prefeito anunciou recentemente o início da construção de uma ciclovia na avenida Champs Elysées, da Praça Concorde até o Rond Point. Ela estará pronta no final de junho de 2013. Primeiro passo de um projeto que compreende toda a avenida.

Para os turistas, a prefeitura deveria melhorar o sistema de acesso ao uso do Vélib. Inúmeros leitores relataram débito indevido da caução de 150 euros!  Prova que o sistema não é totalmente seguro para aqueles que andam de bicicleta ocasionalmente.

Veja aqui mapa das ciclovias e corredores de ônibus usados pelos ciclistas.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.