Créditos: Armée de l’air

Sempre me perguntei porque a festa nacional francesa é comemorada, também,  com um grande e pomposo desfile militar. Claro que temos os famosos fogos de artifício da torre Eiffel, mas qual a razão, em 2013, para a presença dos militares na avenida Champs-Élysées ? Na continuidade da minha indagação, os outros países europeus possuem uma manifestação similar?

O desfile do dia 14 de julho, tal qual o conhecemos hoje, foi instaurado em 1880 pela jovem Republica como tentativa de fortalecimento do ideal republicano após anos de instabilidade política. Os republicanos queriam provar que o governo estava militarmente forte e que as forças armadas estavam preparadas para a recuperação da Alsácia e da Lorraine. Desde então os militares assinam o ponto anual nesta festa do verão parisiense.

Ano passado, ou atrasado não me lembro mais, os ecologistas tentaram suprimir este desfile.  Para os “verdes” franceses, um desperdício de dinheiro em período de crise econômica e uma apologia guerreira supérflua.

Poucos são os países europeus que mantém ainda desfiles militares. Espanha e Portugal reduziram as celebrações da festa nacional, a Grécia suprimiu a presença das forças armadas e os militares italianos desfilam diante da indiferença da população. A Inglaterra possui, no lugar da festa nacional, o aniversário da rainha e os militares desfilam a pé e em uniforme tradicional. Quanto a Alemanha, ela festeja a reunificação sem desfile nem festa.

A Europa do Norte não aprecia muito as manifestação militares. Na Suécia o casal real faz uma simples saudação à bandeira nacional, na Noruega são as crianças que desfilam e na Finlândia a população assiste, pela televisão, uma recepção organizada pela presidência.

Se estiver em Paris dia 14 de julho, saiba que este desfile começa sempre em torno das 10.30h na avenida Champs-Élysées e que o espetáculo é bonito com cavalos, tanques, acrobacias aéreas, saltos de paraquedas, palanques que autoridades nacionais e internacionais e suas respectivas esposas.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.