Créditos: Armée de l’air

Sempre me perguntei porque a festa nacional francesa é comemorada, também,  com um grande e pomposo desfile militar. Claro que temos os famosos fogos de artifício da torre Eiffel, mas qual a razão, em 2013, para a presença dos militares na avenida Champs-Élysées ? Na continuidade da minha indagação, os outros países europeus possuem uma manifestação similar?

O desfile do dia 14 de julho, tal qual o conhecemos hoje, foi instaurado em 1880 pela jovem Republica como tentativa de fortalecimento do ideal republicano após anos de instabilidade política. Os republicanos queriam provar que o governo estava militarmente forte e que as forças armadas estavam preparadas para a recuperação da Alsácia e da Lorraine. Desde então os militares assinam o ponto anual nesta festa do verão parisiense.

Ano passado, ou atrasado não me lembro mais, os ecologistas tentaram suprimir este desfile.  Para os “verdes” franceses, um desperdício de dinheiro em período de crise econômica e uma apologia guerreira supérflua.

Poucos são os países europeus que mantém ainda desfiles militares. Espanha e Portugal reduziram as celebrações da festa nacional, a Grécia suprimiu a presença das forças armadas e os militares italianos desfilam diante da indiferença da população. A Inglaterra possui, no lugar da festa nacional, o aniversário da rainha e os militares desfilam a pé e em uniforme tradicional. Quanto a Alemanha, ela festeja a reunificação sem desfile nem festa.

A Europa do Norte não aprecia muito as manifestação militares. Na Suécia o casal real faz uma simples saudação à bandeira nacional, na Noruega são as crianças que desfilam e na Finlândia a população assiste, pela televisão, uma recepção organizada pela presidência.

Se estiver em Paris dia 14 de julho, saiba que este desfile começa sempre em torno das 10.30h na avenida Champs-Élysées e que o espetáculo é bonito com cavalos, tanques, acrobacias aéreas, saltos de paraquedas, palanques que autoridades nacionais e internacionais e suas respectivas esposas.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris