Não perca a exposição L’Ange du Bizarre – Le Romantisme Noir de Goya à Max Ernst – no Museu Orsay.

O título – L’Ange du Bizarre – foi inspirado de um conto fantástico de Poe e com esta exposição o  Museu Orsay propõe uma síntese das expressões do romantismo noir (negro) nas artes visuais do século XVIII ao século XX.

Se ainda hoje o cinema e a literatura se inspiram do “dark fantasy” com seus vampiros, castelos, feiticeiras e espectros, a exposição nos mostra que a origem desta corrente da arte ocidental se encontra no Século das Luzes.

O romantismo noir se alimentou das inquietudes dos tempos de crise: começou na revolução francesa, continuou com o simbolismo do final do século XIX e foi reativado durante a primeira guerra mundial. Em todos estes momentos o romantismo noir foi uma fuga em direção ao mundo sombrio e irracional. E ao mesmo tempo um espaço de liberdade, de medo e de prazer.

O romantismo noir se alimentou também da Divina Comédia de Dante. As cenas do inferno descritas por Dante foram uma mina para as obras picturais. Aí vemos o canibalismo, o infanticídio  e o sofrimento.

Aliás, o canibalismo é o tema oculto do famoso quadro Radeau de La Méduse de Géricault.

E Delacroix se inspira na Divina Comédia para pintar a Barque de Dante.

Foto: Bouguereau – Dante e Virgile no Inferno

Goya e Géricault nos mostraram as atrocidades e absurdos da guerra e naufrágios. Füssli, Bouguereau e Delacroix pintaram os corpos e espectros de Dante, Shakespeare e Goethe.

orsay

Um dos quadros mais marcantes é o Le Cauchemar de Johann Heinrich Füssli emprestado pelo Le Detroit Institut of Arts. O museu americano, no início reticente, liberou a obra quando o Orsay propôs uma troca: La Chambre de Van Gogh contra o Le Cauchemar.

L’Ange du Bizarre -Le Romantismo Noir de Goya à Max Ernst: de 5 de março até 9 de junho 2013.

Museu Orsay, aberto das 9.30h até às 18h nas terças, quartas, sextas, sábados e domingos. Nas quintas aberto até 21.45h. Fechado todas as segundas e dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.

Ingressos e visita guiada

Para evitar filas compre com antecedência seu ingresso para o Museu Orsay, há uma entrada prioritária para quem já tem o ingresso (clique aqui).

Se você quiser fazer uma visita guiada ao Orsay com a guia-conferencista brasileira Zilda Figueiredo clique aqui para mais informações.

Leia também:


orsayNa nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.