Por Marina Borges, leitora do Conexão Paris. 

Marina é jornalista, tem 26 anos e mora em Belo Horizonte. É apaixonada por culinária, livros e viagens. Conheceu Paris quando foi visitar uma tia que se mudou pra França, há 13 anos. Desde então, volta à cidade sempre que pode.
 

Uma das formas que eu mais gosto para conhecer as pessoas de outro país é num jogo futebol. Olhar o comportamento de todos no estádio – na fila pra entrada, na lanchonete, nas lojas dos times e até nos xingamentos ao juiz – acaba fazendo a gente conhecer um pouquinho mais dos costumes de outros lugares. De que outra forma você vai descobrir que, em Portugal, as pessoas xingam o juiz de “proxeneta”? Apesar de saber bem o francês, as aulas não me prepararam para saber de que nome os franceses chamam os juízes. Mas garanto que isso não atrapalha a experiência. Em agosto, assistimos dois jogos na Ligue 1, que meu conhecimento de futebol me permitiu entender como a série A do Brasileirão. Pegamos o campeonato logo no início e vimos Olympique Lyonnais (OL) x Troyes, no Stade de Gerland, em Lyon, e o Paris Saint-Germain (PSG) x Bordeaux no Parc des Princes, em Paris.

Parc des Princes, Paris

O jogo Paris Saint-Germain x Bordeaux no Parc des Princes, em Paris

Também tem torcida cantando animada, gente desesperada com os lances, torcida adversária provocando. O cara do seu lado deve tentar comentar algo com você. E a gente acaba se fazendo entender, nem que seja com gestos. Minha opinião? Ver o Ibrahimovic ao vivo é sensacional, como joga! Assim como foi muito legal conhecer o Lisandro López, nome nas costas de 8 entre 10 camisas do Lyon no metrô. E foi legal ver o Cris, que defendeu o meu time (Cruzeiro), sair aplaudido do estádio.

A torcida no Parc des Princes

A torcida no Parc des Princes

COMO SABER O CALENDÁRIO?
Como nós pegamos o início do campeonato, olhamos no site da Federação Francesa de Futebol. Para quem não fala francês, o site da FFF pode ser bem confuso, por isso indico olhar o site do time que você quer ver – Paris Saint Germain ou Olympique Lyonnais.
COMO COMPRAR?
Minha experiência anterior com futebol tinha sido na Inglaterra, com o Arsenal. A gente precisou se tornar sócio-torcedor para garantir as entradas. No caso da França, isso não foi necessário, o que tornou tudo bem mais fácil. Você pode comprar no site dos times. Ou pode comprar no Carrefour Spectacles / Fnac Spectacles, que vendem ingressos de futebol, museus, teatros etc. Compramos os nossos no guichê do Carrefour, sem fazer reserva anteriormente.
Paris
Carrefour – 33, Rue de Mauberge – Funciona de segunda a sábado das 8h30 às 22h
Fnac – 74, Avenue des Champs-Elysées – Funciona de segunda a sábado das 10h às 23h45 e domingos das 12h às 23h45.
 
Lyon
Carrefour – Centre Comercial Part Dieu (em frente à estação de trem Part Dieu) – Rue du Docteur Bouchut – segunda a sábado das 9h30 às 19h
Fnac – Centre Comercial Part Dieu – nível 217 – segunda a sábado das 9h30 às 19h30.
 
Ingresso partida de futebol em Lyon

O ingresso da partida em Lyon

Se preferir, você pode comprar pela internet. Há duas opções de entrega tanto no site da Fnac quanto do Carrefour (só em francês). Você escolhe entre mandar entregar os bilhetes no exterior ou retirar no guichê da empresa quando chegar à França, desde que esteja com o mesmo cartão de crédito que usou para pagar. Minha opção, nesses casos, costuma ser deixar pra retirar na França. Os endereços no Brasil são bem maiores que os franceses, então os correios costumam ter dificuldades para entregar. Só pediria pra entregar no Brasil se estivesse com muuuuito tempo pra esperar. Abaixo dois endereços fáceis de chegar de Carrefour e Fnac. Funcionam para buscar os bilhetes reservados pela internet ou para comprar diretamente no guichê. Nos sites das empresas tem outros endereços.
Atenção! Na hora de comprar, escolha bem a localização que você quer ficar no estádio. Dá pra escolher setor, arquibancada alta ou baixa e número da cadeira. Você vai ver informações como as do ingresso acima, VIRAGE SUD-SUPERIEUR BLOC: K1 RANG: T SIEGE: 85, ou seja, setor Sul, cadeiras da parte superior, bloco K, fileira T, cadeira 85, tudo bem específico. Como as cadeiras são numeradas, todo mundo respeita os lugares. Se você for em turma, atenção para comprar cadeiras lado a lado. Quando você compra mais de um ingresso pela internet, o próprio site costuma colocar os locais sequenciais.
Ao comprar pela Internet, consulte os mapas das cadeiras nos sites dos estádios:
Stade Gerland, Lyon: aumente o google maps, você vai ver duas “virage” e duas “tribune”, essas são as localizações que aparecem nos ingressos
Parc des Prince, Paris: role a página até o final, tem o plano do estádio com as seções “Paris”, “Auteuil” etc e as letras.
 PREÇOS:
Variam, e muito. Duas entradas para ver o jogo do Lyon custaram 33 euros. Já duas para ver o PSG custaram 120 euros, e não eram no melhor lugar do estádio. Nos dois casos, ficamos nas cadeiras mais altas, que são mais baratas. Os jogos de maior interesse para o público, como os do PSG, vão custar mais caro. Para outros times, é possível encontrar ingressos de 10 a 20 euros.
 COMO CHEGAR?
Nos dois casos, o metrô é o melhor jeito de ir. Fica cheio de torcedores, então é uma atração à parte. A gente vê muitos modelos de camisas dos times, descobre quem são os jogadores-ídolos e não tem stress pra achar vaga para o carro ou pegar táxi. Nos dois casos, a saída da estação para o estádio é bem sinalizada. E, em dia de jogo, é impossível se perder, basta seguir a multidão de camisas do time.

Paris – Parc des Princes:  Estação “Porte de Saint-Cloud”, na linha 9. São cerca de 5 minutos de caminhada até o estádio. Escolha a saída que indica “Parc des Princes”.

Lyon – Stade Gerland: Estação final, “Stade de Gerland”, na linha B do metrô. Também uns 5 minutos andando.

Depois de chegar ao estádio, você tem que encontrar a sua localização dentro dele. No Parc des Princes é bem fácil. Veja a letra que está escrita no seu ingresso (letra “E”, por exemplo) e vá andando pela lateral do estádio até encontrá-la. Aí é só entrar, que os funcionários vão te levar até o seu lugar. Fique tranquilo, pelo menos umas 6 pessoas diferentes vão te atender nesse caminho.

Em Gerland, a sinalização exterior é bem precária. O melhor é você achar um funcionário o quanto antes e pedir pra ele te explicar por onde entrar. As filas ficam grandes na porta, então pode “furar” e chegar direto nos seguranças e nos funcionários, pra pedir informações. Depois, pegue sua fila tranquilo. A gente pegou umas 2 filas erradas e perdeu um bom tempo. Achando a entrada, os funcionários também te levam ao seu lugar.

Stade de Gerland, em Lyon

Vale chegar um pouco antes da partida, para encontrar sua cadeira com calma e aproveitar um pouco da programação pré-jogo. Nos dois estádios, passamos por revista na entrada. Olharam minha bolsa e me mandaram jogar fora a tampinha da garrafa de água. Então, como você faria no Brasil, leve o mínimo necessário. E nada de carregar pertences queridos.

Dentro do estádio eles vendem comidas e bebidas. Geralmente água, coca-cola, sanduíches. Cerveja tem, sem álcool, assim como no Brasil. Prepare algo entre 10 e 20 euros pra se alimentar durante a partida.

NA SAÍDA:

Nosso programa sempre inclui dar uma passadinha na loja dos times. É uma boa opção pra comprar presentes para homens. Os times costumam ter chaveiros, meiões de futebol, camisetas alusivas, camisas oficiais e alguns modelos exclusivos dos fornecedores de material esportivo para o clube. Você sempre pode achar algo legal. Tipo essa homenagem ao Ronaldinho Gaúcho, no caixa da loja do PSG.

Lembrancinha do Ronaldinho Gaúcho. Ronnie, por aqui.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris