As doudounes, aqueles casacos geralmente de nylon super acolchoados, causam nas pessoas as mais diversas reações. Seus defensores argumentam que elas são a opção definitiva e certeira contra o frio e o vento. E eles estão certos. Seus detratores debocham dizendo que a pessoa que veste uma doudoune fica parecendo um boneco Michelin – ou que ela saiu enrolada em um edredon. E eles também estão certos! Certíssimos no caso desse item que a Maison Martin Margiela fez para a H&M: um verdadeiro edredon transformado em casaco.

Doudounes da marca Uniqlo

O fato é que a doudoune é popular e praticamente todo mundo tem uma – nem que seja para ir rapidinho ao supermercado. Grifes como as tradicionais francesas Moncler e Pyrenex são especializadas nesse tipo de casaco. Elas lançam várias coleções durante o ano e se associam a estilistas famosos na tentativa de diversificar e sofisticar o produto. A coleção masculina de outono/inverno 2013 da Balmain, mostrada em Paris essa semana, está cheia de doudounes. No entanto elas podem ser encontradas em toda e qualquer loja, até mesmo nos supermercados Monoprix.

Óbvio que a qualidade e o tipo de material variam: de penas e plumas de ganso nas mais poderosas à ‘espuma’ comum nas mais populares. Dos nylons mais leves e tecnológicos até o couro, passando até mesmo por tecidos típicos da alfaiataria masculina (devidamente impermeabilizados).

Uma opção boa, bonita, barata e compacta (as doudounes são volumosas por natureza) é a doudoune Ultra Light da Uniqlo. Pesando apenas 206 gramas, elas são feitas com materiais usados na fabricação dos edredons mais sofisticados. São três modelos diferentes: com capuz, sem capuz e colete. Coloridas e fáceis de dobrar, elas cabem dentro de um pequeno saco e custam 70€.

Outros artigos com dicas para combater o frio: palmilhas e meias e botas forradas.

Uniqlo: 17 rue Scribe, 75009

Moncler: 7 rue du Faubourg Saint Honoré, 75001

Pyrenex: 32 rue de Poitou, 75003


OBomBaratodasComprasEmParis_capa_alt380Conheça o guia do Conexão Paris O Bom e o Barato das Compras em Paris, à venda no site Minha Viagem Paris. Escrito pela personal stylist Dione Occhipinti – autora do nosso guia de moda Paris, do Alto Luxo ao Luxo Acessível – ele apresenta marcas econômicas de roupas, sapatos, bijoux, bolsas e malas em Paris, além de brechós, pontas de estoques e outlets.