Desde sempre, as ruas de Paris foram palco para os artistas de rua. Dos mais estranhos e bizarros a talentos verdadeiros, os espetáculos têm sempre espectadores garantidos. As crianças e os turistas são os mais entusiasmados. Muitas vezes, entram na dança e roubam a cena, como esse menininho fofo no vídeo abaixo:

Artista de rua em Paris from on Vimeo.

Os corredores do metrô são oficialmente um local de apresentação dos músicos, tornando nossos trajetos diários um pouco mais prazerosos. Desde 1987, a RATP autoriza a apresentação de músicos cadastrados. É claro que nem todos que vemos por ali são “oficiais”, mas boa parte tem a autorização da administração para tocar.

Música nos corredores do metrô de Paris. Foto de Chris Waits: www.flickr.com/photos/chriswaits

No Natal, corais se apresentam nos corredores do metrô. Este ano, as apresentações acontecerão no dia 19 de dezembro, de 12h às 14h e das 17h às 19h.

Além do metrô, alguns pontos da cidade se transformaram em grandes palcos para os artistas. A ilha Saint Louis e a Pont Saint-Louis, que liga as duas ilhas, aos domingos são praticamente um teatro a céu aberto.

Artistas de rua em Paris

Banda norte americana sobre a Ponte Saint Louis

artista de rua em paris

O dançarino e equilibrista de aquários com peixinhos vivos

 

A grande esplanada em frete ao Beaubourg é o maior circo da cidade e fica cheia de jovens e turistas sentados ao sol assistindo os espetáculos. Pintores, acrobatas, tocadora de Didgeridoo (instrumento de sopro australiano), mímicos e algumas apresentações bem estranhas estão sempre por ali.

Pessoas sentadas na esplanada em frente ao Centre Pompidou enquanto os artistas se apresentam.

A passarela  Léopold-Sédar-Senghor, que liga o Jardin des Tuileries à rive gauche, é local de música clássica, perfeita para acompanhar a linda vista que se tem dali.

Músicos na passarela, às margens do Sena

Champs Elysées, Montmartre e demais pontos turísticos também sempre atraem os artistas.