Eles viajam frequentemente dentro do Brasil, e pelo menos uma vez por ano para o exterior (sendo que a Europa é o destino preferido). São viajantes experientes e autônomos – planejam seus próprios roteiros e usam a Internet como fonte de informação e meio para comprar passagens e reservar hotéis.

Este é o perfil do leitor de blogs de viagem no Brasil,  revelado por uma pesquisa inédita feita pela ABBV – Associação de Blogs de Viagem do Brasil – em parceria com a Idealis Pesquisas. Pesquisas já mostravam como a Internet vem impactando a indústria do turismo. Mas este é o primeiro estudo que mostra a importância dos blogs na tomada de decisão do turista brasileiro.

A pesquisa mostra ainda a relação estreita entre os blogs e seus leitores. O  estudo  revela que 68% dos leitores afirmam “confiar muito” nos blogs de viagem como fonte de consulta. Este número é mais do que dobro em relação à confiança nas informações publicadas pelas revistas de turismo, que aparecem em segundo lugar, com 32%.  Os blogs são ainda o único meio em que nenhum leitor afirmou não confiar.

Resultado desta relação de confiança:  96% dos leitores afirmaram já ter utilizado alguma dica publicada em blogs de viagem.

Para nós, do Conexão Paris, o resultado da pesquisa é a confirmação do que vemos aqui no blog diariamente. Estudos como este são essenciais para ajudar o mercado e a indústria do turismo a entender a força e as oportunidades oferecidas por este novo meio de comunicação.

Veja abaixo a íntegra da pesquisa:

E fica aqui um obrigada enorme a todos vocês que participaram da pesquisa!