por Rodrigo Lavalle

Focando mais nos aspectos técnicos, artesanais e sociais e menos na moda, a exposição La Chaussure, une passion française fica até o dia 4 de novembro no Atelier Richelieu. Dividida em várias partes ela tem como principal intuito ser didática.

Logo no início aprendemos sobre o processo e as etapas de fabricação de um sapato. É uma parte bem técnica com textos que podem ser um pouco cansativos para os leigos. O mais interessante são os exemplos dos diversos tipos de sapatos e suas nomenclaturas corretas: desde a ‘rasteirinha’ até a bota de cano alto, passando por escarpins e calçados masculinos. É uma boa chance para se aprender a diferença entre os vários modelos de saltos.

Outra seção bem informativa é a que mostra os sapatos usados pelas diferentes profissões, de cozinheiros e policiais a dançarinas e palhaços. Confesso que fiquei surpreso quando vi os sapatos de palhaço. Eu nunca tinha percebido que eles são sapatos bem específicos para uma profissão bem específica. Da mesma maneira que os sapatos masculinos pretos clássicos fazem parte do uniforme de trabalho dos homens de negócio.

O segundo andar da exposição mostra o lado mais ‘fashion’ da indústria. Dá-se ênfase a alguns modelos como os escarpins pretos e as ballerines e a alguns designers e fabricantes como Roger Vivier. Aqui podemos perceber como a maioria dos modelos femininos ficam datados bem rápido enquanto os modelos masculinos permanecem clássicos.

A exposição termina com a parte mais pop e glamurosa intitulada ‘Le Théatre des Créateurs’ que apresenta criações de famosos sapateiros franceses – Christian Louboutin, Pierre Hardy, Robert Clergie. Ali estão os verdadeiros objetos de desejo.

Várias palestras com profissionais do ramo acontecem todos os dias no local.

La Chaussure, une passion française – Atelier Richelieu 60 rue Richelieu 75002 metrô BourseAberta todos os dias de 10:00 às 20:00 até o dia 04 de novembro. ENTRADA GRATUITA.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.