Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Discotecando outro dia em uma festa, um dos convidados me pediu indicação de uma boa coletânea de música francesa. Por ser muito rica e variada, a chanson française possui inúmeras coletâneas lançadas pelos mais diversos selos, e podem ir de muito brega (ou cheias daqueles clichês franceses que aparecem em todos os filmes de Hollywood) a incrivelmente interessantes.

Café de Flore

Dentro desta segunda categoria, a primeira que me vem à cabeça é uma que foi uma lançada em 2003 pelo famoso Café de Flore de Paris. Além de recheada de pérolas do melhor da música do mundo, o disco ainda te transporta imediatamente para os tempos gloriosos deste grande Café de Paris.

Putumayo

Outra muito boa é a coletânea do Putumayo. Este selo americano é especializado em fazer compilações de músicas do mundo inteiro e já lançou discos ótimos de músicas dos mais variados países.

Foi graças à coletânea entitulada de “French Café” que eu descobri o Sanseverino.

Além dela, a Putumayo também tem outra chamada simplesmente de “Paris” que tem canções da nouvelle scène française.

Something’s gotta give

O filme “Something’s gotta give” (em português “Alguém tem que ceder”) tem uma trilha sonora incrível que poderia muito bem ser uma coletânea de músicas francesas.

A personagem de Diane Keaton é uma apaixonada por Paris e pela cultura francesa e a trilha do filme reflete esta paixão. Coralie Clément, a irmã de Benjamin Biolay, aparece duas vezes na seleção e, durante o filme, ainda podemos ouvir outras músicas lindas que não entraram no disco, como “Boum!”, de Charles Trenet e “Fibre de Verre”, do Paris Combo.

Sob o céu de Paris

E se eu fosse convidada a fazer a minha própria coletânea? Bom, eu escolheria as seguintes faixas:

1.Marilou sous la neige – Serge Gainsboug
2. Belinda – Claude François
3. L’amoureuse – Carla Bruni
4. Déjà Toi -Vincent Delerm
5. Puisque vous partez en voyage – Françoise Hardy avec Jacques Dutronc
6. J’suis pas d’ici – Thomas Dutronc
7. Les roses et les promesses – Benjamin Biolay
8. Capri – Berry
9. In the mood for l’amour – Claire Denamur
10. Les enfants du Pirée – Dominique A
11. Si j’avais su que notre amour – Anaïs
12. Nous – Alexis HK
13. S.S. in Uruguay – Julien Doré
14. Dis-lui oui – Bénabar
15. La vie ne vaut rien – Alain Souchon

Bom fim de semana a todos!

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris