Nas férias de verão, passadas nas casas de campo da minha infância, a máquina de descascar laranjas era peça fundamental. Vínhamos em bando fazer fila para pegar uma laranja no cesto ao lado, encaixa-la na ponta do aparelho, rodar a manivela e ficar observando a casca desenrolar e cair.

Outro dia encontrei objeto similar utilizado para descascar e cortar maçã. Enquanto descasca, o aparelho extrai o miolo da maçã e a corta em fatias. Ainda tentarei transformar este objeto parisiense no meu descascador mineiro. Mas temo que esta versão seja sofisticada demais e inapropriada para outras frutas.

Este épluche pomme pode ser encontrado nas lojas Kitchen Bazaar. Preço, 19.50 euros. www.kitchenbazaar.fr

Saltando da terra para o mar, neste verão na Córsega a peça fundamental é a poissonnière vendida  nesta mesma loja. Esta maravilhosa panela cozinha o peixe inteiro à vapor, modo do cozimento extraordinário porque o peixe fica macio e não resseca. Em seguida, basta servi-lo com molho tipo rouille. A verdadeira rouille é complicada porque exige bater uma maionese. Usamos aqui a versão rápida, maionese ligth comprada no supermercado e perfumada com alho esmagado, açafrão, páprica e um pouquinho de azeite.

Encontramos no comércio a rouille pronta. Algumas são boas como a Puget e a Bénédicta.

A poissonnière custa 70 euros e a maior mede 60 cm. Confira aqui.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.