A definição do luxo é uma tarefa árdua.

Jean Michel Wilmotte, arquiteto e urbanista francês, em entrevista recente aceitou o desafio de definir o conceito.

Ele vê o luxo como espaço na sua definição ampla. Espaço identificado como lugar,  o luxo seria não se sentir confinado dentro de um determinado lugar. Espaço identificado  como tempo, o luxo seria não se sentir prisioneiro das modas e regras de um determinado momento.

Wilmote se considera um monge do luxo pois ele descarta o luxo excessivo e o luxo ostensivo. O luxo é discreto e não se exibe. Ele deve uma suspeita, algo que aguça nossa curiosidade.

As imagens que representam o luxo para este grande arquiteto são uma imensa biblioteca com uma escada de madeira, uma lareira com chamas verdadeiras, uma banheira diante de uma paisagem que se prolonga até o infinito.

O seu  luxo pessoal é a possibilidade de escapar, largar tudo o tempo de uma exposição.

O meu luxo pessoal é a possibilidade de ver criança acima contemplando Paris.

Como avançar a definição do luxo?

Algumas das intervençõs de Wilmotte:  o Departamento de Ars Premiers do Museu do Louvre, os móveis urbanos da avenida Champs Elysees, a Place de la Libération de Dijon, o Château Clos d’Estournel...

Leia artigo completo do Le Figaro aqui.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris