Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Béatrice Martin é o verdadeiro nome da enfant terrible canadense Coeur de Pirate. Isso mesmo, eu disse canadense. Québécoise, bien sûr!, e, por isto mesmo, acho que posso fugir um pouco de Paris sem quebrar as regras deste blog.

A moça lançou um disco em 2008, quando tinha apenas 19 anos (recém-completos, na época), e o álbum, que leva o seu nome artístico, foi um sucesso absoluto de crítica e nomeado a diversos prêmios na categoria revelação.

Ela chamou a atenção na grande mídia quando, em fevereiro de 2009, um fotógrafo conterrâneo seu publicou o vídeo de um time-lapse do filho usando a música Ensemble como trilha sonora. O vídeo, atualmente com mais de 2 milhões de acessos, virou hit e certamente impulsionou a fama de Coeur de Pirate, mas, ouvindo com cuidado o seu primeiro disco, fica óbvio que a fama viria de qualquer forma.

Este primeiro álbum merece ser ouvido com calma e eu poderia discorrer sobre cada uma das canções individualmente, tecendo elogios sem fim, mas sugiro que vocês ouçam por si próprios.

Aí embaixo, coloquei duas das músicas que eu mais gosto do disco de 2008. Infelizmente, o Youtube não me deixou colar aqui também o videoclipe dela com a música que eu mais ouvi do disco, mas quem quiser, é só clicar aqui para assistir (e vale a pena, porque o vídeo tem imagens de arquivo incríveis da década de 60, com direito a takes de artistas como Sophia Loren, Beatles e Marilyn Monroe).

Depois do sucesso do disco, Coeur de Pirate foi lançada ao alto escalão dos jovens nomes da música francesa e, para vocês terem uma idéia, ano passado, em Paris, não consegui comprar ingressos para o seu show nem tentando com um mês de antecedência.

O segundo disco, lançado no final do ano passado, não decepcionou. Pelo contrário, ouvi o Blonde com aquela deliciosa satisfação de uma fã que tem a certeza de que o artista admirado veio para ficar.


.

Uma bom fim de semana a todos!