Artigos sobre tesouros dentro de arcas no fundo do mar,  tesouros escondidos na estrutura da madeira do telhado de uma casa antiga ou soterrados em campos de milho me atraem. Os leio com a mesma intensidade das leituras da minha infância quando penetrava na caverna de Ali Babá e seus ladrões.

Estas descobertas são mais frequentes do que imaginamos. O continente europeu é propício para estes achados de e toda hora descubro artigos assim: lavradores descobrem ânforas cheias de moedas romanas em campos dedicados hoje à lavoura, casal descobre peças de ouro que datam de um período anterior à Revolução Francesa, desempregado inglês acha tesouro enterrado com peças do século VI e por aí vai.

tesouros

Recentemente, durante reforma da sede do Champagnes Alexandre Bonnet, operários que trabalhavam na renovação do telhado viram cair sacos contendo moedas de ouro americanas. O valor do tesouro está estimado em 700.000 euros. Estas peças foram fundidas entre 1851 e 1928 e a presença delas nesta empresa continua um mistério. Talvez esteja ligada à exportação de álcool para os Estados Univos durante a Proibição. De acordo com a legislação francesa se o tesouro é encontrado em propriedade alheia ele é dividido entre o descobridor e o proprietário do lugar. Os 700.000 euros serão divididos entre a Maison Alexandre Bonnet e os operários.

Em 1983, recém chegada em Paris, segui de perto a descoberta, em termos financeiros, de um tesouro. Um amigo brasileiro ao bater um prego abriu um rombo enorme na parede. Passado o susto viu do outro lado um grande espaço inocupado sem portas e janelas. Naquele momento ele duplicou o tamanho do seu apartamento. Ninguém nunca soube explicar nem quando nem porque, um dia, essa área foi isolada.

Caçador de tesouro é uma profissão reconhecida e rentável.

 

tesourosAcesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.