Por Odone Bisaglia

Minha primeira viagem de Pénichette® foi em Setembro de 2008 na região Alsace-Lorraine-Ardennes. Preferimos ir na meia estação já que no verão há mais procura – os franceses adoram – e o preço é um pouco mais barato.

Tudo começa visitando a página www.locaboat.com que está disponível em francês, inglês, alemão, italiano e holandês. A página contém muitas informações, animações, fotos, diagramas e vídeos. Tenha paciência em navegar por ela. Aos poucos você vai se familiarizando com os tipos de barco, circuitos, preços. A empresa é muito organizada e tudo é feito com muita antecedência. Você escolhe o barco, circuito, duração da viagem (7 dias, 10 dias 2 semanas) e sentido (Ida ou Ida-e-volta). Escolhe também quais os alimentos que você gostaria de ter à bordo no dia do embarque. Escolhemos o modelo 1180FB, ideal para 3 casais com conforto.

Neste barco, podemos navegar dentro da cabine ou na”ponte”. O motor é a diesel e a navegação é muito estável. Não se preocupem, ninguém enjôa. As pequenas suítes tem um pequeno banheiro com pia, vaso e ducha. O preço é muito em conta, principalmente se você levar em consideração que você transporta seu hotel junto contigo, como um caramujo.

Uma atração à parte são as eclusas.

Este circuito que escolhemos é o único de toda Europa com elevador para os barcos. Ele evita 17 eclusas.

Para maiores informações  (Plan Incliné de Arzviller) clique aqui.


Uma das coisas mais interessantes é conviver com os habitantes das pequenas cidades. Na foto, meus amigos chegando com o pão para o café da manhã.

O barco tem uma área de convivência para refeições.

Foto após o desjejum.

Há restaurantes nas cidades que transportam os clientes de carro para almoçar ou jantar. Jantar alsaciano, esmero francês e quantidade alemã.

Boa viagem.

Informações do Conexão Paris

Como ir de Paris até Estrasburgo, a principal cidade da Alsácia

. De trem. Em 2 horas é possível fazer Paris Gare de l’Est /centro de Strasbourg. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.

. De avião. A viagem de avião dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Strasbourg, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.

. De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).