De acordo com um estudo chamado Mystery Shopping, organizado pela sociedade Présence, especialista em pesquisas de clientes incógnitos,  a avenida Champs Elysées está na 16° posição na lista das avenidas mais acolhedoras do mundo.

A primeira é Orchad Road em Singapour e a segunda Avenue de la Liberté no Luxembourg.

O relatório dos pesquisadores começa bem, com pequena introdução que descreve a Champs Elysées como uma avenida agradável graças às suas árvores,   flores e dos seus  inúmeros bancos públicos. Os turistas não se perdem, a informação é bem sinalizada e mapas do bairro são encontrados sem maiores  problemas.

O relatório apresenta uma surpresa agradável quando descreve a amabilidade e simpatia dos parisienses, sempre prontos para ajudarem e informarem.  A avenida ficou mesmo em terceiro lugar na categoria “acolhimento aos passantes”, ex aequo com Amsterdam, Singapour, Oslo e Londres.

O problema se encontra na qualidade do atendimento dos garçons dos restaurantes e dos vendedores das lojas instaladas na Champs Elysées. Das lojas  mais sofisticadas às mais simples e em quase todos os restaurantes o acolhimento ao cliente é indiferente, frio e  quase grosseiro.

De acordo com Jean Bernard Bros, assessor do prefeito de Paris e  encarregado do turismo,  o objetivo é que a capital seja lider no acolhimento dos turistas.

Tomara que ele passe o recado e que esta turma faça cursos intensivos de atendimento sorridente.

Fonte: Le Figaro.