Por Penélope.

Eu não sou a maior fã de canções natalinas mas, quando bem produzidas, sempre me seduzem. Foi o caso quando descobri o Natal segundo Ella Fitzgerald, Nat King Cole, Pink Martini e Puppini Sisters. No entanto, esta é uma tradição quase exclusivamente norte-americana da qual a França nunca pareceu fazer questão nenhuma de compartilhar.

E é por isso que fiquei surpresa e ansiosa quando li sobre a compilação http://michellegrand.artiste.universalmusic.fr/#/home “Noël, Noël, Noël”, lançada no início de dezembro pelo gigante Michel Legrand.

Para quem não sabe, ele é responsável por trilhas de fimes como:

http://www.imdb.com/title/tt0058450/ “Les parapluies de Cherbourg”

http://www.imdb.com/title/tt0063688/ “The Thomas Crown”

http://www.imdb.com/title/tt0086619/ “Yentl”

Para cantar esta seleção de músicas natalinas escolhidas e arranjadas por ele, Legrand convidou os mais variados artistas de diversos países, idades e estilos musicais. O projeto é grandioso e as faixas contam com o apoio de uma orquestra sinfônica e também de uma big band de jazz.

Só para dar uma idéia do ecletismo dos artistas, logo na segunda faixa temos cinco vozes que nunca seriam possíveis de se ouvir juntas se não fosse por um grande nome como o de Legrand aliado a uma grande gravadora como a Universal – Madeleine Peyroux, Emilie Simon, Rufus Wainwright, Carla Bruni e (pasmem!) Iggy Pop fazem coro para cantar “Noël d’Espoir”.

Ouvi o disco algumas vezes e separei para vocês as minhas preferidas (deixei de fora, propositalmente, as músicas que permaneceram em inglês).

http://www.youtube.com/watch?v=6fVrpg9rsRM

http://www.youtube.com/watch?v=vhLymZfv3Yc

Gostaria de aproveitar e desejar um Feliz Natal a todos.