Por Penélope

A música La Mer ficou conhecida no mundo inteiro no final da década de 50, quando o norte-americano Bobby Darin gravou a versão em inglês batizada de Beyond the sea. A música chegou ao sexto lugar da Billboard em 1958 e ficou tão conhecida que até hoje muita gente se surpreende ao descobrir que essa ela é originalmente francesa.

La mer foi composta por ninguém menos que Charles Trenet, em 1943 e, reza a lenda, foi escrita em 20 minutos em uma viagem de trem feita pelo compositor. Dizem ainda que Trenet a escreveu em um pedaço de papel higiênico fornecido pela SNCF (companhia ferroviária francesa).

A canção foi primeiramente oferecida à cantora Suzy Solidor, que a rejeitou dizendo “canções sobre o mar me aparecem umas 10 por dia”* (tradução livre de: “Des chansons sur la mer, on m’en envoie dix par jour!”). Em 1946, o produtor musical Raoul Breton convence Trenet a cantar ele mesmo a composição e, claro, La mer foi sucesso imediato na França, entrando, de uma vez por todas, para o hall de clássicos da chanson française.

Aí embaixo, você pode ouvir 03 versões de La Mer. A original, de Charles Trenet; a de Bobby Darin; e uma outra mais recente, de Robbie Williams (que aparece na trilha sonora de Procurando Nemo, da Pixar, que eu vi de novo anteontem e me inspirou a escrever este post).

Versão Charles Trenet.

Versão Bobby Darin.

Versão Robbie Williams.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.