Por Penélope

Um amigo uma vez me disse que 70% de todas as músicas boas do mundo vem da Inglaterra, dos Estados Unidos, do Brasil e da França. Eu não sei se a porcentagem é exatamente essa, mas acho que ele estava certo.

O mais interessante é que Inglaterra e Estados Unidos, pela língua comum, sempre andaram de mãos dadas na produção musical e, de uma forma diferente (e talvez até mais interessante), Brasil e França também têm esta relação. Claro, houve um tempo em que a música francesa e a brasileira foram muito mais irmãs do que atualmente, mas, ainda nos dias de hoje, certamente as duas se influenciam mutuamente.

Inclusive, os franceses acreditam que foi uma música francófona que inspirou a Bossa Nova. Henri Salvador, natural da Guiana Francesa, lançou, em 1957, uma música chamada Dans mon Île. E reza a lenda que a canção foi ouvida por Tom Jobim em um filme italiano e inspirou o nosso grande maestro a desacelerar a batida do samba e criar o que chamaram depois de Bossa Nova.

Muita gente questiona esta teoria, inclusive o próprio Henri Salvador, conforme consta nesta entrevista que ele deu à Folha em 2007. Do lado de cá do oceano, a maioria acredita que foi João Gilberto, e não Tom Jobim, o inventor da Bossa Nova. Outros poucos (inclusive eu mesma) atribuem o nascimento do ritmo a Johnny Alf. A discussão é longa e não vale a pena entrar nos méritos mas, de qualquer forma, esta história reflete bem como a nossa canção popular anda lado a lado com a chanson française.

Ficou curioso? Então assiste o videoclipe lindo da música Dans mon Île, de Henri Salvador.

http://www.youtube.com/watch?v=F7T8EhqgPSE&feature=artist

Eu sou fã incondicional de Henri Salvador e o admiro tanto quanto ele admirava o Brasil. Gostaria de falar o francês com a mesma fluência que ele falava português e ter o mesmo bom humor em relação à vida.

Ele morreu em 2008, aos 90 anos, e, para quem for a Paris e estiver interessado em visitar a sua tumba, recomendo que vá ao cemitério de Père Lachaise. Ele está enterrado bem ao lado de Édith Piaf.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.