Por Mariana Berutto

O metrô parisiense foi cenário de muitos filmes. Sempre me perguntei como era a produção desses filmes. Seria tudo um grande cenário de mentira ou os filmes se passam dentro dos metrôs parisienses de fato? Descobri a respota no ótimo blog Paris ZigZag.

É o seguinte: todas as estações e corredores do metrô parisiense estão disponíveis para filmagens. Mas apenas entre 2h e 5h30 da manhã, o que dificulta (muito!) a produção dos filmes com longas sequencias filmadas nos subterrâneos.

Como saída estratégica, existe uma estação fantasma que pode ser usada. Desativada desde 1939, essa estação pode ser alugada pelas as equipes de cinema e publicidade.

A locação fica dentro da estação Porte des Lilas e é idêntica às demais, com os dois cais de 75 metros de comprimento. Além de maior disponibilidade de horários, a grande vantagem é que as equipes podem customizá-la completamente: trocar as placas que nomeiam a estação, os cartazes publicitários e até mesmo utilizar vagões antigos, de propriedade da RATP.

Alguns dos filmes rodados na estação cenário: O fabuloso destino de Amélie Poulain; Julie e Julia; Paris, je t´aime; Um pequeno romance.

Para terminar, relembrem os corredores do metrô parisiense no clássico Subway, de Luc Besson com Isabelle Adjani e Christophe Lambert.