As mulheres francesas estão fazendo um movimento para a retirada da escolha Mademoiselle (senhorita) dos formulários administrativos.

Ao preencher um papel ligado à administração do estado,  os homens franceses assinalam simplesmente Monsieur (senhor). Termo empregado tanto  para os casados como os solteiros.

Na mesma situação, as mulheres devem escolher entre Madame (senhora) para as casadas ou Mademoiselle (senhorita) para as solteiras.

Tenho encontrado na mídia artigos críticos à este movimento. Os argumentos avançados são conhecidos e sempre retirados das gavetas diante de qualquer novidade: “para que se preocupar com detalhes bobos”,  “por que não atacar  questões mais graves”. E lá vem a lista dos “verdadeiros” problemas:  disparidade salarial, situação da mulher nos países  árabes…

A linguagem reflete a realidade do mundo e o Mademoiselle é um termo  condescendente e  um dos  símbolo das inegalidades. Por que definir a mulher em função da sua relação com o homem?

Nos Estados Unidos o Ms passou a ser utilizado após uma longa luta feminista. No Canadá o Madame para todas já era corrente, quando em 1976 foi oficialmente eliminado o Mademoiselle. A Alemanha já retirou dos papéis oficiais o Fräulein há muito tempo.

Em artigo recente,  jornalista Claire Levenson manda um recado irônico aos defensores do Mademoiselle: o termo  não reflete mais nenhuma situação real. Talvez ele seja utilizado, hoje,  somente por sedutores que querem dizer à mulher que ela tem uma aparência jovem. Situação totalmente  ultrapassada, out e demodée.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris