Difícil encontrar uma harmonia perfeita para um bom chocolate. Os seus sabores e aromas são incompatíveis com a maioria dos vinhos e outras bebidas.

Os cafés acompanham maravilhosamente o chocolate. Todos nós conhecemos este momento de puro prazer após a refeição: um expresso e o quadradinho de chocolate amargo.

Com os chás a coisa se complica. Eu particularmente não gosto. Mas dizem os entendidos que os Darjeeling e os Assam com pouca infusão se adaptam bem.

A relação chocolate vinho é difícil. Para não correr riscos podemos propor no final do jantar a dupla Xeres/chocolate ou Porto/chocolate amargo.

Os especialistas consideram fácil a harmonização do chocolate com whisky e conhaque. Sobretudo os velhos conhaques sem nenhuma acidez.

Tenho um amigo francês que serve no final das refeições cachaça mineira envelhecida em tonel de carvalho e barras de chocolate pralinê.


La Méditerranée tradicional restaurante de Saint GermainConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.