Começaram em Paraty, litoral do Rio de Janeiro, as filmagens de Vermelho Brasil, filme e mini-série que vão contar a história romanceada do que ficou conhecido como a França Antártica. A saga de Nicolas Durand de Villegagnon, que chegou ao litoral do Rio em 1555 para criar uma base mercantilista francesa em terras brasileiras, foi contada pelo escritor Jean-Christophe Rufin em 2001 no best-seller Brésil Rouge – vencedor do prêmio Goncourt de literatura francesa naquele ano. A adaptação dessa história para as telas é uma realização da produtora francesa Pampa, que tem na brasileira Conspiração Filmes a sua parceira local.  Aliás, essa é uma produção que podemos chamar de babelesca.

Set da filmagem

 

No set, ouve-se português, francês, inglês e até tupi-guarani, sendo que todas as falas estão sendo registradas em inglês, visando o mercado internacional. Dirigida pelo canadense Sylvain Archambault, que tem no currículo uma vasta experiência em publicidade e cinema no seu país, Vermelho Brasil traz o ator sueco Stellan Skarsgard no papel de Villegagnon e o astro português Joaquim de Almeida como antagonista ao conquistador francês.

Atores a carater no set

 

Orçada em 11 milhões de dólares, a produção tem o canal francês France 2 como principal investidor, além da participação financeira de uma empresa portuguesa e das brasileiras Globo Filmes e RioFilmes. Além de Paraty, diversas cenas serão filmadas no Rio de Janeiro até o início de novembro e, depois, parte da equipe vai para a França terminar a história onde tudo começou. O filme e a mini-série estão previstos para estrear no segundo semestre de 2012, mas você vê algumas imagens exclusivas do set aqui no Conexão Paris.