Texto de Kátia Becho

Vai dar praia de hoje até 21 de agosto em Paris. As já tradicionais barracas azuis voltam a ocupar as margens do Sena e o Bassin de la Villette para a 10ª edição da Paris Plage. O evento, promovido pela Prefeitura de Paris desde 2002, movimenta o verão de quem não foi para as praias de verdade e é uma ótima oportunidade pra interagir com a cidade de um jeito completamente diferente. A praia de Paris (esse ano com 10 vezes mais areia que os anos anteriores) acontece em 3 locais e traz uma extensa programação de lazer para todas as idades e estilos de veranistas.

O programa se divide entre Infantil, Cultural e Esportes. Na voie Pompidou (rive droite, tendo a Notre-Dame como referência central) serão quase 3 km de ‘praia’ e atividades como jogos de areia (frescobol e peteca), bicicleta acrobática, biblioteca infantil, teatro, mesas de totó (aqui chamado de baby-foot), espaços pra prática da petanque (que a gente conhece como bocha), aulas de dança e de tai-chi-chuan e muito mais – até uma piscina!

O ponto alto será a construção em areia do célebre castelo da Branca de Neve, uma parceria com a Disneyland Paris. O castelo efêmero terá 5 metros de altura e será construído em 2 dias por artesãos-escultores oriundos de 5 países diferentes. Quem quiser pode assistir a construção, que será inaugurada pelo Mickey ‘em pessoa’ no dia 23 de julho (perto da Pont Notre-Dame). A Disney também comandará um concurso infantil para construção de castelos de areia pela meninada.

A segunda praia é a esplanada em frente ao Hôtel de Ville. O ponto alto aqui é o Festival Fnac, com atrações musicais entre hoje e 24 de julho. Mas aqui você também poderá se divertir com vôlei de praia, pedalinhos e uma lojinha de produtos Vèlib, as bicicletas de aluguel de Paris. A terceira praia fica mais distante do Sena. Diversas atividades acontecerão na praia do Bassin de la Villette e, se você não conhece essa região, é uma ótima oportunidade pra conhecer. Fica no 19ème, entre o metrô Stalingrad e a rue de Crimée. Aqui a programação inclui atividades em solo e muito esporte náutico, como kaiakes e barcos a remo. O destaque serão as ondas artificiais para a prática do surf. Como dizem os franceses, c’est incroyable! Nos 3 pontos da Paris Plage haverá restaurantes, cafés, sorveterias e muitos colchões de praia, cadeiras, barracas e chaises longues à sombra de 95 árvores e palmeiras.

Esse ano a praia promete, mas o sol não deu garantias de que vai aparecer. A previsão do tempo para os próximos dias marca mínima de 12 e máxima de 23 graus em Paris. Mas é verão, Paris terá praia e quem se importa se vai chover até a próxima quarta-feira?

Paris Plage. De 8h até meia-noite nos locais indicados.

Informações detalhadas aqui, em francês, inglês e espanhol: http://parisplages.paris.fr/

Fotos de Paris Plage 2009.