Texto de Kátia Becho


Um dia, virei uma esquina e dei de cara com o edifício-sede do Partido Comunista Francês, na praça Colonel Fabien. Levei um susto e fiquei com sentimentos confusos. Sempre ouvira falar no famoso prédio, obra de Oscar Niemeyer incrustada em Paris. Só não sabia que ele estava a 100 metros da casa que me hospedava. Sem conhecer sua imagem, o estilo inconfundível de Niemeyer me fez ter a certeza de que eu estava diante de sua obra. Até aqui, orgulho. No instante seguinte, percebi uma semelhança incômoda com o último projeto de Niemeyer em Minas – a nova sede do governo do estado que estava sendo construída naquele 2009 e que custaria R$1,2 bilhão aos cofres mineiros. Sentindo-me lesada, apertei o passo e fui embora.

Nessa semana, uma plaquinha tímida anunciando uma exposição sobre Brasília dentro do edifício me fez querer entrar. Decisão acertada. Lá dentro, uma simpática senhora francesa me ciceroneou pelo Espace Niemeyer, onde o artista Jacques Benoit expõe suas telas coloridas mostrando nossa Capital. Nada demais. Demais mesmo é o salão abaixo da cúpula branca e que abriga a Sala de Conferências. O teto é coberto de plaquinhas retangulares que, ao toque de um botão, se mexem para refrescar o lugar. Madame se apressa em dizer que isso também é criação do gênio de Niemeyer. O efeito visual daquele teto encantou turistas franceses e italianos que visitavam a sala. E, claro, a mim também. Nesse lugar, me emocionei e me redimi com o mestre.

A exposição de Jacques Benoit vai até 29 de junho, mas não espere um motivo pra visitar o prédio. Hoje, o Partido vai mal das pernas e aluga algumas salas para manter o edifício. A Sala de Conferências, inclusive, já foi palco até de desfile de moda.

Veja nesse vídeo, de 1971, uma reportagem da TV francesa sobre as obras e uma entrevista com Niemeyer. Naquele momento, dinheiro não faltava. Será que um dia veremos modelos desfilando pela Cidade Administrativa de Minas?

http://www.ina.fr/politique/partis-politiques/video/CAF94060709/nouveau-siege-pc.fr.html

Parti Communiste Français.

Entrada gratuita pelo número 8 da Av. Mathurin Moreau, no 19ème. Metrô Colonel Fabien.

De segunda a sexta, de 10h às 18h.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.