A publicitária Kátia Becho esteve no Grand Palais ontem. Abaixo seu texto e fotos.

A monumental escultura de Anish Kapoor


“Woaw!”. Foi assim que a roqueira americana Patti Smith reagiu ao primeiro contato com Leviathan, arte de Anish Kapoor feita especialmente para o Monumenta 2011 do Grand Palais. A obra é uma escultura inflável gigante de 72 mil m3 e 35 metros de altura, um volume único e monocromático que propõe uma experiência sensorial poética e filosófica. Quando se chega ao Grand Palais, logo somos convidados a passar por uma porta giratória escura. De repente, nos vemos no interior de algo estranho, vermelho – artérias gigantes? Logo depois, o impacto da dimensão impressionante e dos espaços vazios cede lugar à leveza do diálogo entre o interior de Leviathan e a estrutura metálica do Grand Palais. A luz e a passagem do tempo são aliados importantes para viver essa experiência. Por isso, vá durante o dia e reserve umas duas horas para contemplar, por dentro e depois por fora, essa monumental escultura de Anish Kappor, inglês nascido na Índia e um dos maiores nomes das artes plásticas mundiais atualmente.

Estando lá dentro, não deixe de observar a reação das pessoas entrando na escultura, principalmente crianças. Há monitores que falam inglês e que estão lá para responder às inúmeras perguntas que nos vêm à mente. Lá fora, circule em volta das quatro grandes bolas intercaladas, sente-se por alguns minutos no café do espaço e veja o movimento da luz e da sombra conversando com Leviathan. Há uma livraria onde, além do catálogo da exposição, você poderá comprar outros livros de arte. Às quintas-feiras, há uma programação paralela de concertos, dança e performance relacionadas à obra de Anish Kapoor.

A montagem de Leviathan levou 2 dias e mobilizou 30 pessoas da empresa alemã Hightex GmbH. O tecido na cor ‘beringela’ foi desenvolvido exclusivamente para Anish Kapoor pela indústria têxtil francesa Serge Ferrari e usa uma tecnologia que mistura poliéster e PVC.

Na saída da exposição siga o ritual da turma aqui do Conexão Paris e aproveite o terraço do Mini Palais, restaurante/bar/lounge que fica na esquina da Avenue Winston Churchill (www.minipalais.com) . Funciona todos os dias, de 10h à 1h da manhã e oferece menu a 28 euros (entrada e prato principal ou prato principal e sobremesa).

Serviço: Monumenta 2011  – Anish Kapoor- Nef do Grand Palais – entrada principal Avenue Winston Churchill 75008 – Paris Metrô: Franklin Roosevelt e Champs-Élysées Clemenceau. Até 23 de junho de 2011. De 10h às 19h às segundas e quartas e de 10h à meia-noite de quinta à domingo. Fechado às terças.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.