Françoise Hardy

A Loulou me enviou dois artigos publicados em site brasileiro sobre as diferenças culturais do envelhecimento.

Vou desenvolver algumas considerações à partir do que vejo.

Os dois artigos citados comparam as brasileiras e as francesas, as francesas e as americanas. As americanas não conheco, mas sou brasileira e moro desde 1983 em Paris.

Em torno de mim, na França,  apenas algumas mulheres demonstram a mesma preocupação das brasileiras em apagar ou atenuar os sinais do tempo que passa. No Brasil, apenas algumas brasileiras são tranquilas como as francesas diante de rugas e tudo mais.

Sem nenhuma dúvida é mais fácil acumular rugas em um país onde a maioria aceita o envelhecimento.  Mulheres e homens após os 50, 60, 70 anos continuam vivos e inteiros. Nenhuma abdicação, muito pelo contrário. Com os filhos grandes, reapropriam uma liberdade que não tinham mais e  reorganizam a vida com prazer.

Eles se preocupam com o controle do peso, conhecem academias de pilates, escolas de natação e as 100 abdominias diárias. Mas poucos são os que ultrapassam estes limites.

E os cabelos brancos são vistos como uma postura elegante e chic.

Primeiro artigo.

Segundo artigo.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris