Texto de LuciaC

Michel Richart é um chocolatier designer ou designer chocolatier, com rica arte até no nome. Um legado de pai para filho, já que o seu era mestre chocolatier no Croix Rouge em Lyon.

Michel cresceu embalado por bombons e friandises. Foi educado na exigência da qualidade, no gosto para o belo, no amor ao trabalho bem executado e na paixão pelo chocolate.

Richart lança duas coleções temáticas anuais e nelas se aventura em complexas e exóticas combinações de sabores e aromas.

Ele mantem, nas suas lojas, 7 linhas chamadas de famílias, que classificam por sabor os seus bombons. Cada sabor contem 7 aromas que se materializam nos 49 Petis Richarts. São verdadeiras obras de arte apresentadas lado a lado em uma caixa branca, do tamaninho exato para serem levadas a boca de uma só vez e apreciadas com reverência.

Acredite, o requinte vai a tal ponto que nas decorações coloridas de suas coleções, aqueles com desenho em espiral indicam a melhor hora do dia para serem degustados.

Os com desenhos lúdicos são resultado de um concurso anual de desenho infantil, promovido por M. Richart, em que obras vencedoras são usadas para enfeitar seus bombons.

O processo criativo da multiplicação de sabores e aromas é intrincado, os detalhes levados a extremos, onde adjetivos como balsâmico não tem nada com o vinagre e sim com a qualidade balsâmica e relaxante de um chocolate com toques de baunilha.

Em contra partida o  visual de sua loja no boulevard Saint Germain, para os lados da Tour Eiffel, é clean. De uma elegância moderna discreta é fácil passar por uma pequena galeria de arte. Caixinhas brancas quadradas e retangulares, um frasco, uma garrafa na vitrine e atendentes impecáveis e solícitas ao informar sobre o mestre e sua arte.

Os preços seguem de acordo com a exigência e requinte do artista.

Em caso de inevitável compra considere cada eurinho  um investimento, uma viagem a um mundo de sensações nunca antes visitado.

Ah! existe para venda um pequeno armário climatisado que acomoda uma quantidade razoável de ballotins (caixinhas). Temperatura certa para acondicionamento do chocolate é absolutamente importante.

Ça c’est Paris!

Misturando os pincéis, os meus e os da LúciaC,  uma última informação. Você pode comprar uma caixa com uma mensagem inscrita em uma placa de chocolate:  Eu Te Amo,  Boas Festas, Obrigada, Obrigada pela sua fidelidade…

Vejam aqui.

258 Boulevard Saint Germain, 75007, paris