Em 1983, recém-chegada-depilada do Brasil, fiquei surpresa diante da francesa e de tantos pêlos exibidos despreocupadamente.

Desta data até hoje a mudança foi radical. Tão radical que a nova moda chamou a atenção dos pesquisadores em ciências sociais e dos psicanalistas:  porque esta guerra ao pêlo? E as hipóteses se acumulam.

Hoje as francesas escolhem entre uma série de modelos bem definidos. Umas escolhem a depilação brasileira:

Outras, a americana:

As mais tímidas optam pelo modelo clássico:

E a geração que começa a se depilar agora  escolhe a depilação total. Não precisamos de ilustração para saber do que se trata.

Fascinados por esta profunda mutação, os pesquisadores avançam hipóteses diversas: influência vinda dos países árabes, liberação das práticas sexuais, influência dos filmes pornográficos, pressão exercida pelos homens e ninguém sabe mais o quê inventar.

A única certeza é que o sexo imberbe tornou-se norma na França e os modelos citados acima são substituídos por apelações mais poéticas: jardim francês ou eminência desértica.

A idéia deste artigo surgiu diante do email de uma leitora apreensiva com a questão depilação em Paris. Em todos os bairros vocês vão encontrar institutos de depilação.

Eu gosto deste aqui.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.