[POST ATUALIZADO EM 2024] Uma alternativa mais simples – e teoricamente mais rápida – para se fazer os procedimentos da detaxe / tax free são os terminais do sistema PABLO

Nesse post estamos complementando e ampliando as informações sobre detaxe / tax free presentes no nosso artigo anterior sobre o assunto.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

O que é e como obter a détaxe

Détaxe ou tax free ou tax refund é a devolução do valor do imposto TVA – embutido no preço da mercadoria – à qual aqueles que não residem na União Europeia têm direito.

A fim de poder solicitar o reembolso, você tem que ter feito compras acima de 100 euros em uma mesma loja em um período de 1 a 3 dias consecutivos.

Ao pagar, informe ao lojista que você quer fazer a détaxe e se prefere receber o reembolso em espécie ou no cartão de crédito. E não se esqueça que você precisará apresentar o seu passaporte, portanto, tenha sempre uma cópia com você. Algumas lojas exigem o original.

Salvo algumas exceções, por exemplo, nas Galeries Lafayette, não é o comerciante que vai lhe devolver o dinheiro. Veja mais informações no item ‘Passo a passo do processo de validação do formulário PABLO’ mais abaixo.

O lojista lhe entregará um formulário (e um envelope já selado), que você deverá apresentar ao funcionário da alfândega, junto com as mercadorias compradas, no aeroporto no momento de sua viagem de volta ao Brasil.

O oficial da alfândega irá carimbar este formulário que você deverá colocar dentro do envelope e, em seguida, colocá-lo em uma caixa de correios, no próprio aeroporto.

Hoje em dia, na França, a maioria das lojas usam o formulário PABLO cuja validação pode ser feita nos terminais automáticos presentes nos aeroportos de Paris (CDG e Orly) pela leitura do código de barras.

O sistema e o formulário PABLO

Implantado em 1° de janeiro de 2014 nos aeroportos em Paris (CDG e Orly), o sistema PABLO é uma alternativa mais simples para se fazer os procedimentos da detaxe.

Ele permite que o processo de validação do formulário recebido na loja seja feito de forma eletrônica, nos próprios terminais PABLO, sem a necessidade de passar pelos atendentes da aduana/alfândega e sem necessidade de enviar o formulário validado pelo correio.

detaxe

Terminais de détaxe Pablo, disponíveis nos aeroportos em Paris

Passo a passo do processo de validação do formulário PABLO:

1) Antes de fazer o check-in e despachar as bagagens, vá até um terminal PABLO com o seu passaporte, sua passagem, o(s) formulário(s) PABLO e os artigos comprados. Veja abaixo a localização dos terminais PABLO nos aeroportos Orly e CDG.

2) Escolha a língua desejada na tela. Passe o código de barras do(s) formulário(s) no leitor ótico do terminal.

3) O visto eletrônico emitido (mensagem “OK bordereau confirmé” ou “OK, form valid” com um círculo verde na tela do terminal) funciona como o carimbo dos serviços aduaneiros.

4) Se você escolheu o reembolso pelo cartão ou se já o recebeu na loja em que fez as compras ou em casas de câmbio como a Global Blue (clique aqui), pronto, não precisa fazer mais nada!

5) Se escolheu o reembolso em espécie, vá até o guichê da Cash Paris para receber o dinheiro. Veja abaixo a localização da Cash Paris nos aeroportos Orly e CDG ou clique aqui.

DICA: para facilitar a sua vida, recomendamos sempre pedir o reembolso no cartão de crédito ao invés de em espécie (você receberá todo o valor no seu cartão de crédito, de 4 a 6 semanas depois). Isso evita ter que, na sequência do procedimento do item 3, entrar na fila sempre longa da casa de tax refund Cash Paris para receber a restituição em espécie.

6) Caso o processo descrito no item 3 não tenha dado certo, siga as instruções na tela. Será preciso ir ao guichê para ser atendido por um funcionário da aduana.

Veja o videozinho abaixo (em inglês) para obter mais explicações sobre o procedimento:

Localização dos quiosques/terminais do sistema PABLO e dos guichês tradicionais da aduana:

Orly 1-2: Nível 1, perto da Porte 21d

Orly 3: Nível 0, perto das Arrivées 3

Orly 4: Nível 0, perto da Porte 47d

Terminal 1: nível CDGVAL, Hall 6

Terminal 2A: nível Départs (Partidas), Porte 5

Terminal 2C: nível Départs (Partidas), Porte 12

Terminal 2D: nível Départs (Partidas), Porte 6

Terminal 2E: nível Départs (Partidas), Porte 4

Terminal 2F: nível Arrivées (Chegadas)

Terminal 3: nível Arrivées (Chegadas)

Localização das casas Cash Paris:

Orly 4 – antes da segurança – Nível das partidas (Départ / Departure)

Terminal 2AC – depois da segurança

Terminal 2E – depois da segurança – Hall K / Hall L / Hall M

Ressalvas gerais:

  1. Os quiosques PABLO não aceitam as guias comuns. Se ao fazer as compras em Paris você receber guias de détaxe comuns e também guias PABLO, o mais prático é juntar todas e fazer os procedimentos nos guichês tradicionais da aduana com um atendente. Hoje em dia praticamente todos os comerciantes usam o sistema PABLO.
  2. Se você for embarcar em Orly nos terminais Orly 1, Orly 2 ou Orly 3, peça o reembolso no cartão de crédito ao invés de em espécie pois nesses terminais não há a casa de tax refund Cash Paris para fazer a restituição em dinheiro. Somente no terminal Orly 4 existe a Cash Paris (nível Départ / Departure).

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris