créditos: Matton Images

Este post foi escrito pela leitora Madá.

O meu cartão Visa tem 6 dígitos de senha. Posso usá-lo na França, mas mesmo tendo chip, ele só funciona a base de assinatura.

O que ocorre é que após o vendedor incluir o valor, etc, ele ( o vendedor) fica esperando você digitar a senha. Porem, aparece no visor: Crédito? Se você (o cliente) não apertar a tecla verde, aceitando a opção crédito, pode invalidar a transação, pois aparece crédito em português e o vendedor fica super inseguro.

Após apertar a tecla verde dando ok para crédito, aparece uma opção de língua:  Fr? Mais uma vez você (o cliente) tem que apertar a tecla verde ok.

Você tem que fazer isto rápido, antes de o vendedor achar que há um problema. Em geral eles pensam que você está digitando a senha.

No final, após isto, ele aceita a transação e solicita a sua assinatura.

Nem todas as lojas tem este sistema. No final da certo mas gera um certo stress.

No caso do Matercard com 6 dígitos costuma ser mais simples.

Porém vi que na França, o ideal é cartão de senha com 4 dígitos. Compatível com o sistema francês.

Não consigo, por exemplo, comprar ticket de metrô com cartão de chip e senha de 6 dígitos. Já com o de 4 dígitos, mesmo que seja o Visa, funciona!

Eu acho a maior confusão, por isto prefiro o Amex. Só que o Amex só é aceito em lugares mais caros. Não dá para usar Amex no metrô.

Bom, esta é a minha experiência.

Madá

Atualização: a Gabriela deixou comentário de um assunto já discutido no blog do Ricardo Freire. Aqueles que tem cartão com 6 dígitos devem digitar somente os 4 primeiros. Diz a Gabriela que funciona.