A visita de Versailles se divide em três partes. Visita-se o castelo e seus jardins, o Trianon e o Domaine de Marie Antoinette.

As duas primeira fotos são de Camila Caruso

O Trianon é um pequeno palácio construído com mármore rosa, talvez o edifício mais elegante de Versailles. Ele data da 1687 e foi o refúgio de Louis XIV. Já o Domaine de Marie Antoinette engloba o Petit Trianon e o Hameau. A visita das três partes pede um dia inteiro. Alguns preferem visitar o castelo e seus jardins com calma e deixam o Trianon e o Domaine para uma outra vez, como fizeram os três leitores do blog: Camila Caruso, Patrícia Venturini e André Mazeron. Abaixo o relato de Patrícia Venturini.

Conhecer os domínios do Château de Versailles por inteiro é uma tarefa agradável e inglória. Na nossa primeira vez , visitamos o castelo e grande parte dos jardins num passeio de dia inteiro. Naquela ocasião, o Petit Trianon estava fechado para restauração. Sendo assim, desta vez dedicamos outro dia para conhecer somente o Domaine de Marie Antoinette. Escolhemos um caminho alternativo para chegar lá; ao invés de cruzar os jardins do château, seguimos pela lateral por fora do castelo até o Boulevard de la Reine e entramos por um portão secundário bem no final da rua. Uma observação, nessa rua descobrimos um hotel luxuoso que merece atenção, perfeito para uma escapada romântica – Trianon Palace Versailles, com diárias a partir de 159 euros para reservas pela internet. Após uma longa caminhada, que foi um perfeito passeio no campo, finalmente chegamos ao Domaine, o local onde Marie Antoinette promovia encontros, concertos, peças teatrais e vivia de forma mais livre.

Interior do Petit Trianon

foto: Camila Caruso

Conhecemos o lindo e bem decorado Petit Trianon, palácio de estilo neoclássico, e os seus jardins francês e inglês, projetados por Le Nôtre. O jardim inglês tem uma rusticidade encantadora, com seu lago, colinas e gruta.Também conhecemos o luxuoso teatro da rainha, uma pequena mas imponente construção em madeira e papel machê, uma espécie de Ópera Garnier versão (bem) reduzida (infelizmente não pudemos fotografar).

foto: Patrícia Venturini

Mas para conhecer o que eu considero o melhor do Domaine é preciso caminhar um pouco mais além dos jardins.Le Hameau de la Reine, a pequena aldeia idílica onde Marie Antoinette experimentava os prazeres simples do campo com seus filhos, possui um lindo lago, um farol, casas em estilo normando (que incluem, além da casa da rainha, leitaria, queijaria e outros do gênero), hortas, videiras, pequenos jardins e diversos animais. Este é certamente um passeio para encantar adultos e também crianças, uma ótima opção para um lindo dia de sol.

fotos: Camila Caruso

foto: Patrícia Venturini

www.chateauversailles.fr

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris