Como em várias cidades do mundo, domingo em Paris pode ser tedioso. Dependendo do bairro,  todos os restaurantes e todas as lojas estão fechadas. Os parisienses vão passear nos arredores da cidade, e as ruas ficam desertas.

Mas nem todo lugar é assim. Nas duas ilhas do Sena,  Cité e Saint-Louis, sobretudo na Pont Saint-Louis (que liga as duas ilhas), domingo é dia de festa.

A ponte se transforma em um grande palco, com diversas apresentações de artistas de ruas, alguns deles já tradicionais e conhecidos pelos moradores.

Acrobata diverte as crianças na Île Saint-Louis

Acrobata diverte as crianças na Île Saint-Louis

Banda de música de se apresenta na Pont Saint-Louis

Banda de música de se apresenta na Pont Saint-Louis

As ruas ficam cheias e todos os restaurantes, lojas e cafés abertos. Aliás, vai ser difícil encontrar uma mesa vazia. Veja no vídeo abaixo, as principais atrações das ilhas.

O Marais, que fica pertinho da Île Saint-Louis, é outro bairro ideal para ser visitado nos domingos. Aqui, todas as lojas estarão abertas (e várias fecham nas segundas) e as ruas, lotadas. Além de conhecer o bairro, você pode reservar uma mesa em um dos ótimos restaurantes da região (veja nossa seleção no guia Paris: Restaurantes e Outras Delícias) e conhecer o museu Picasso ou ver uma exposição no Pompidou.

Tradicional café no Marais.

Tradicional café no Marais. Foto de Luis Irisarri no Flickr

Outras regiões animadas no domingo: Montmartre e a avenida Champs-Elysées. Com uma pequena diferença: as ilhas e o Marais são regiões onde os parisienses gostam de passear no domingo. Montmartre já é uma região com muitos turistas estrangeiros. Enquanto que o Champs Élysées é o passeio preferido das pessoas que moram na periferia de Paris, e dos turistas, claro!

Leia também: