Sempre me interessei pelas diferenças culturais entre os meus dois países. Sou historiadora e tudo me interessa,  mesmo as normas que estruturam as relações sociais no cotidiano. Até hoje ainda não domino todos os códigos, ou não quero dominar. É prático ficar no papel da estrangeira, a quem pequenos deslizes são perdoados.

Em uma reunião social, quando dirijo a palavra a alguém que não conheço bem, digo Madame se for uma senhora ou Monsieur se for um senhor. Mas seria um grande erro dizer Madame Campos ou Monsieur Souza. Nunca se deve empregar o sobrenome da pessoa. Como vai Madame? E não,  Como vai Madame Campos?

Se dirijo a palavra a uma pessoa que não conheço, me apresento dizendo ou somente o meu sobrenome, ou o meu nome e meu sobrenome. Não posso me apresentar somente com o meu nome, como também não posso dizer: me chamo Madame L H. É considerado mal-educado autonomar-se Madame.

Se apresento meu marido a alguém, digo simplesmente: meu marido ou meu esposo. E ele dirá seu sobrenome e nome. Não posso designar meu marido como: Monsieur A. H. Neste caso também é mal-visto nomear o marido ou a esposa como Monsieur ou Madame.

Este nosso jeito brasileiro/americano de chegar e dizer, oi, é tão simpático!


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.