Em junho de 2007 escrevi um artigo sobre o site Couchsurfing.com. Na época o descreví como um site para aqueles que procuram hospedagem grátis mundo afora.

Recentemente, Cham, um leitor fiel do blog, francês apaixonado pelo Brasil, me enviou informações mais precisas sobre o Couchsurfing.

Cham é membro desta comunidade e a sua busca, como a da maioria dos outros afiliados, não é simplesmente a procura de um quarto gratuito no país que deseja visitar. O princípio mesmo do Couchsurfinf não é de hospedar pessoas, mas de dividir um momento agradável com estrangeiros que estão no país, seja em torno de uma taça de vinho ou de uma refeição. Se uma afinidade se estabelece entre as pessoas elas podem receber os turistas por alguns dias.

Não se trata de um site tipo home exchange,  frequentado unicamente por pessoas que buscam uma troca de casas. Quase todos que se encontram no Couchsurfing buscam uma troca social e cultural e o “gratuito” não é a noção principal da busca. O convite para que a pessoa se hospede na sua casa é uma decisão baseada em trocas de informações, na intuição e no bom senso.

www.couchsurfing.com